Menu
Redes sociais

Estudantes da ETI Fidêncio Bogo tiram dúvidas sobre Comunicação Não Violenta em bate-papo com agentes da Guarda Metropolitana

Foram usados exemplos do cotidiano para demonstrar aos alunos como atitudes e palavras podem influenciar positivamente nas relações dentro e fora da escola

Estudantes da ETI Fidêncio Bogo tiram dúvidas sobre Comunicação Não Violenta em bate-papo com agentes da Guarda Metropolitana

Foram abordados temas como respeito mútuo, escuta ativa, controle das emoções e a importância de resolver desentendimentos

Data da publicação: 11/03/2026

Crédito da foto: Divulgação


Na manhã desta quarta-feira, 11, os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo, situada em Taquaruçu Grande, participaram de um ciclo de palestras sobre Comunicação Não Violenta (CNV) promovido por agentes da Guarda Metropolitana de Palmas. A CNV utiliza de conceitos como empatia nas relações interpessoais para resolução de conflitos.


Dentro da programação, os agentes visitaram as salas de aula e conversaram diretamente com os estudantes, em um bate-papo dinâmico e acessível. Ao longo das conversas, foram abordados temas como respeito mútuo, escuta ativa, controle das emoções e a importância de resolver desentendimentos por meio do diálogo.

 

De forma interativa, os guardas também compartilharam exemplos do cotidiano para ajudar os alunos a compreenderem como pequenas atitudes e palavras podem influenciar positivamente nas relações dentro e fora da escola. Os estudantes participaram com perguntas e comentários, demonstrando interesse pelo tema e refletindo sobre formas mais saudáveis de convivência.

 

A iniciativa integra um conjunto de ações educativas realizadas pela Guarda Metropolitana em parceria com as escolas da rede municipal de Palmas, que buscam aproximar os agentes da comunidade escolar e contribuir para a construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e harmonioso para todos.

 

Para a equipe escolar, momentos como esse são necessários, pois ajudam a reforçar valores essenciais no processo educativo. O diretor da unidade, Ademir Bandeira, destacou a importância do diálogo na formação dos estudantes. “O diálogo sobre Comunicação Não Violenta é uma ferramenta que ajuda no entendimento dos nossos alunos sobre o convívio dentro da escola e também fora dela. Quando eles aprendem a ouvir, respeitar e expressar seus sentimentos de forma adequada, eles constroem relações mais saudáveis e um ambiente escolar mais harmonioso”, avalia, agradecendo a parceria com a Guarda Metropolitana. 

 

Segundo a estudante Keltelen Vitória Ramos do 8º ano, a conversa trouxe reflexões importantes para o dia a dia, inclusive, sobre o uso excessivo do celular. “Achei muito interessante, porque a gente aprende que antes de discutir ou brigar é melhor conversar e tentar entender o outro. Isso ajuda a evitar conflitos e melhorar a convivência entre os colegas. Aproveitamos também para tirar dúvidas sobre o uso de telas e, com as orientações repassadas pelos agentes, alguns colegas decidiram mudar o uso do celular”, comentou. 
 

 A iniciativa integra um conjunto de ações educativas realizadas pela Guarda Metropolitana em parceria com as escolas da rede municipal de Palmas, que buscam aproximar os agentes da comunidade escolar - Foto: Divulgação

Texto: Milena Botelho

Edição: Juliana Matos