Arraiá da Capital e FGT atendem demanda da população feita no PPA em 2021

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 13 de outubro de 2022 às 12:09

Em consulta pública, os cidadãos pediram prioridade para realização e apoio a eventos geradores de fluxo turístico

No processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, realizado no ano passado, o cidadão elencou as prioridades da Prefeitura de Palmas por meio de consulta pública on-line. Entre as demandas da população, a realização e apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Buscando atender essa demanda, a gestão municipal realizou o Arraiá da Capital e o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), cinco noites com grandes atrações culturais e comidas típicas. Eventos  com grande estrutura para garantir um espaço de lazer aos palmenses e também receber os turistas na Capital tocantinense.

Parte do calendário  de evento da Prefeitura de Palmas, o Arraiá da Capital e o FGT tiveram uma edição especial em 2022, celebrando o retorno dos grandes eventos e dos encontros depois de quase dois anos de pandemia, com as atividades bastante restritas e recomendações para que a população ficasse em casa. Os dois eventos trouxeram bandas nacionais para se apresentarem na Capital e atraíram multidões para curtirem duas grandes manifestações da cultura palmense: a quadrilha e a comida.

Com um público de 128 mil pessoas, as cinco noites do 16ºFGT fortaleceu o empreendedorismo gastronômico do distrito movimentando mais de R$ 5 milhões no local, sendo R$ 1,4 milhão na área de alimentação instalada na Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca. O restante do faturamento, correspondente a R$ 3,6 milhões, é referente ao comércio local, hotéis e pousadas de Taquaruçu, entre outros. Desse montante, os ambulantes faturaram cerca de R$ 200 mil na Vila Gastronômica.

Aproveitando as férias escolares, as praias de água doce e os parques urbanos, a prefeitura fez uma vasta programação - Palmas Férias 2022 - com atividades esportivas e culturais nas praias e parques; sem faltar a Vila dos Sabores, com as comidas típicas. Em parceria, a gestão municipal apoiou as realizações do PMW Rock Festival e do Torneio Internacional de Beach Tennis, como parte da programação de julho, atraindo moradores dos municípios vizinhos que tiveram na Capital uma programação atrativa, fomentando o turismo em Palmas.

Também com apoio da Prefeitura de Palmas, a 30ª edição do Rally dos Sertões, que realizou dois dias de atividades com a Vila dos Sertões, movimentou os setores hoteleiro e de alimentos, atraindo milhares de pessoas para a Capital tocantinense. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de setembro, foi mais uma ação da gestão municipal com objetivo de gerar fluxo turístico e aquecer a economia local.

Consulta pública e audiências
A Prefeitura de Palmas ouve a população e atende as demandas apresentadas. “Estamos no primeiro ano do PPA 2022-2025 e parte das ações priorizadas pelo cidadão na consulta pública realizada em 2021 já está em execução. Convidamos novamente o palmense para participar, agora para elaborarmos o Orçamento Participativo para 2023”, alerta o superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), José Augusto Rodrigues Santos Júnior.

O cidadão pode participar do Orçamento Participativo por meio da consulta pública disponível no site (https://consultas.colab.re/oppalmas-2023)  e no aplicativo Colab, disponível para celulares iOS e Android. A Prefeitura de Palmas também realizará quatro audiências públicas, encontros presenciais, sendo que a primeira será neste sábado, 15, com início às 8h30, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello.

Calendário das Audiências Públicas do Orçamento Participativo

- 15/10, 8h30 às 12 horas - Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello (Setor Jardim Aureny III)
- 22/10, 8h30 às 12 horas - Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo (Setor Santa Fé II)
- 05/11, 8h30 às 12 horas - Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo (Quadra ACSU-NO 40 - 301 Norte)