Assinaturas dos contratos habitacionais do Jardim Vitória I seguem até sexta, 31, e casas deverão ser entregues no dia 5 de agosto

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Wédila Jácome/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 28 de julho de 2020 às 18:33

Na ocasião da entrega das chaves está prevista a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

Contemplados do residencial Jardim Vitória I começaram nesta terça-feira, 28, a assinar os contratos habitacionais, mediante agendamento e cumprindo um rigoroso protocolo de segurança sanitária em relação ao novo Coronavírus, no Centro de Convenções Parque do Povo Arnoud Rodrigues. Por dia são atendidas 125 pessoas, sempre a partir das 14h. Durante as assinaturas, a prefeita Cinthia Ribeiro, juntamente com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Cristian Freitas, anunciaram a entrega das chaves das casas aos moradores no dia 5 de agosto, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

A lista contendo o agendamento para a assinatura foi divulgada por ordem alfabética, com dia e horário, e pode ser acessada no site da Prefeitura de Palmas. A convocação também foi feita a cada titular por telefone ou WhatsApp.

Devido à obrigatoriedade da assinatura de forma presencial, a Secretaria Municipal de Habitação elaborou um plano para evitar aglomeração de pessoas; e ainda contou com uma equipe do projeto ‘Palmas de Mão Limpas’, que, durante as assinaturas, faz a medição da temperatura e assepsia das mãos das pessoas com álcool em gel, além de garantir o distanciamento e o uso obrigatório de máscaras. Sinalização com orientações para evitar o contágio foram instaladas em todo o espaço.

Para que pudessem ocorrer as 125 assinaturas por dia de forma segura, estão distribuídas 40 mesas em um espaço de 5 mil metros quadrados (área de 125m² por mesa), e cada mesa atende, em média, três beneficiários por dia. As cadeiras para acomodar as pessoas estão dispostas pelo menos 1,5 metro de distância umas das outras. Monitores circulam o ambiente a todo o tempo para orientar os beneficiários a aguardarem sentados até o momento de assinar o contrato, evitando assim a circulação desnecessária de pessoas. A cada atendimento, as cadeiras e mesas são higienizadas.

Entrega das Chaves

A notícia sobre o dia da entrega das chaves foi motivo de comemoração para os beneficiários que estavam presentes. O casal Carmen Silvia Freire e Antônio Francisco da Silva recebeu a notícia com muita alegria. “É uma felicidade que vai além do que podíamos imaginar. Já fizemos o pedido de ligação da água e luz, agora só falta receber as chaves em nossas mãos”.

Casados há 9 anos, eles contam que pagam aluguel no valor de R$ 350,00, agora vão economizar, pois a prestação ficará no valor de R$ 181,00.

A prefeita Cinthia Ribeiro, durante o anúncio da entrega das chaves, ressaltou o compromisso de sua gestão, mesmo durante a pandemia, em levar qualidade de vida ao palmense. “Eu falo que esse é um dos maiores sonhos dos brasileiros, o sonho da casa própria, e a gente poder fazer isso num tempo onde as pessoas estão precisando tanto, é muito gratificante. E agora estamos empenhados em ver pronto também o Jardim Vitória II e o Santo Amaro”.

O superintendente da Caixa Econômica Federal parabenizou os beneficiários pela realização do sonho da casa própria. “Nossos funcionários estão fazendo a diferença nesse momento tão adverso que o nosso país e o mundo vive, para que vocês possam ter a primeira casa. E estamos felizes por fazer parte disso”.

Assinaturas

Até sexta-feira, 31, 500 famílias contempladas para o residencial Jardim Vitória I deverão passar pelo Parque do Povo para assinarem os contratos habitacionais, sendo 125 por dia. No local somente é permitida a entrada do beneficiário cujo nome constar na lista daquele dia, acompanhado do cônjuge, que também assina o contrato; ou de procurador, quando for o caso, e ainda acompanhante em caso de pessoas com limitações.

É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto (original), além de duas fotocópias. Para evitar que os beneficiários precisem se deslocar até as companhias de água e energia, equipes da BRK Ambiental e da Energisa S/A coletam as cópias dos documentos e as assinaturas dos contratos também no local.

Jardim Vitória I

Os selecionados do empreendimento Jardim Vitória I são famílias já sorteadas que atendem critérios do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) - Faixa I. O residencial será entregue com infraestrutura completa: terraplenagem, drenagem pluvial, rede de esgoto, rede de água, pavimentação, energia solar, paredes e telhas de concreto e estrutura com aço galvanizado, portas e janelas externas em alumínio, calçadas com acessibilidade, sinalização viária e iluminação das vias em LED.