Capital por um dia: Taquaruçu recebe ações da Prefeitura de Palmas durante transferência da sede do poder executivo

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 01 de junho de 2022 às 19:10

Além do momento cívico, foi anunciado início de obras e entrega de títulos fundiários

Em Taquaruçu, e cumprindo a programação do Capital por um Dia, a agenda da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, começou logo pela manhã, com um momento cívico, hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional pela orquestra sinfônica da Guarda Municipal. “Hoje é um dia de gratidão e reconhecimento. Taquaruçu do Porto teve a grandeza de ceder sua sede para a implantação de Palmas, estamos aqui para retribuir à população de Taquaruçu por tudo que fizeram e fazem por nossa cidade.”

Durante o evento, as pessoas tiveram acesso a importantes serviços nas áreas habitacional, de saúde, fundiária, de cultura, entre outras. O secretário municipal de Governo, Rogério Ramos, elogiou a organização e a sensibilidade do autor da lei que torna Taquaruçu Capital por um Dia. “Esta é uma iniciativa muito importante”, disse Ramos, lembrando que o projeto de lei é de autoria do então vereador Wanderlei Barbosa, hoje governador do Estado. Ramos destacou que é preciso reconhecer que esse distrito faz parte do contexto turístico e histórico da Capital.

Em seguida, uma comitiva composta por vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade local se deslocaram para o Vão do Mutum. Por lá, foi anunciada a pavimentação asfáltica da estrada de acesso a imóveis e propriedades rurais da região. Ao todo, dois quilômetros da estrada serão asfaltados. “Devemos entender que este dia, que acontece todos os anos, nasceu, ainda, lá atrás de um esforço da comunidade que organizou e solicitou esta demanda. Isto significa respeito ao dinheiro público. Eu quero começar e terminar em breve esta estrada”, comentou a prefeita. Após o anúncio, foi realizada uma visita técnica à Chácara Ouro Verde, que produz hortaliças para toda a região.

A programação terminou na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar com a entrega de títulos da Chácara 52 e a assinatura do decreto autorizando o início do processo de regularização da Chácara 35. Com o objetivo de facilitar o acesso à terra, durante o evento, a prefeita de Palmas assinou um Protocolo de Intenções com a Agência Nacional de Assistência Técnica (Anater) para credenciar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural como operadora do Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) - programa denominado Terra Brasil.

Despachos
Com o gabinete montado em Taquaruçu, a prefeita atendeu a população local, ouvindo suas demandas. E atendendo a sugestão dos desportistas de Taquaruçu, ela anunciou que no local onde se encontra o ginásio de esportes será feito um investimento de ampliação do local, que engloba a implantação/instalação/construção de uma arena de areia e de um campo de futebol society, formando assim, um complexo desportivo para atender a comunidade.

Sobre o campo oficial, Cinthia Ribeiro explicou que, pelas medidas, ele não cabe no espaço disponível hoje na área do ginásio, mas que, o campo será transferido para uma área específica, com toda estrutura necessária. Ela assegurou que o nome do novo campo será o mesmo do homenageado anteriormente José Cândido Máximo – José Mariano.