Em drive-thru, FMA recebe óleo usado em troca de outro novo ou de mudas nativas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 15 de junho de 2021 às 13:56

Ação busca disseminar orientações sobre descarte adequado de resíduos e estimular a reciclagem

Cerca de 35 litros de óleo usado foram entregues na manhã desta terça-feira, 15, em drive-thru montado pela Fundação de Meio Ambiente (FMA) no Viveiro Educador de Palmas. No drive-thru, a entrega de óleo residual garantiu a troca por óleo vegetal novo ou por mudas de plantas nativas, cultivadas no viveiro mantido pela FMA. A ação é parte da programação de sensibilização da população sobre a necessidade de aderir às práticas sustentáveis e acontece até as 16 horas desta terça-feira, 15.

 

A engenheira ambiental da FMA Roodineya Williams explica que a coleta de óleo residual é parte de ações permanentes implementadas pelo Município através do Programa Renova Palmas. "O programa tem por objetivo fazer com que as pessoas descartem de forma correta os resíduos, sejam eles orgânicos, recicláveis ou rejeitos. No caso do óleo de fritura, é importante destinar para um ecoponto porque ele é um resíduo que consideramos sólido e inflamável, não deve ser jogado fora pelo ralo da pia. Em contato com água o óleo se solidifica e isso pode prejudicar não só os encanamentos como todo sistema de distribuição e tratamento de água", explica.

 

"Fiquei sabendo dessa ação de hoje pelo Instagram e pensei na hora em trazer o óleo que venho separando. Todo mundo em casa aprendeu que não se pode jogar óleo na pia e separando há uns sete meses conseguimos entregar hoje esses 20 litros que estou entregando", disse o servidor público estadual Ricardo Rocha Gomes. A professora de ensino superior Reijane Pinheiro conta que adotar a separação do óleo de cozinha não é algo trabalhoso. "Já separo o óleo que usei há mais de 10 anos, então já é parte da minha rotina. Comecei a fazer isso por entender que é algo realmente prejudicial ao meio ambiente", conta.

 

Onde entregar óleo usado

Atualmente, Palmas possui um ecoponto de coleta de óleo residual instalado dentro da Feira da 304 sul e, a partir da próxima quinta-feira, 17, outro ponto será instalado na área externa do Tribunal de Justiça (TJ), na Praça dos Girassóis. Para entregar o óleo de cozinha usado este deve ser acondicionado em embalagens pet, por exemplo.

 

O resíduo recolhido pela FMA é direcionado à empresa Granol, parceira do programa Renova Palmas, para reaproveitamento na produção de biodiesel. Desde a abertura do ecoponto de óleo residual na Feira da 304 sul já foram encaminhados à Granol cerca de 500 litros de resíduo, parte produzida pelos próprios feirantes mas também por cidadãos que já aderiram ao programa.

 

Renova Palmas

A coleta de óleo residual para reciclagem e a coleta seletiva de recicláveis fazem parte do programa Renova Palmas, que norteia a política de gestão de resíduos da Capital através de projetos. Os projetos previstos para serem implementados em longo, dentro do programa, abordam a Reciclagem da Fração Orgânica e Logística Reversa.