Esportes aquáticos marcam disputa dos JMPI na manhã desta sexta, 30

Esportes aquáticos marcam disputa dos JMPI na manhã desta sexta, 30

Na manhã desta sexta feira, 30, foram realizadas às margens do Ribeirão Taquarussu as provas de natação e canoagem dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015. Com várias etnias acompanhando as provas desde o início, nem o forte calor desanimou a torcida que nos intervalos de uma prova para outra se refrescava nas águas do ribeirão.

 

E primeira prova do dia foi a natação masculina, que teve uma chegada emocionante com os atletas disputando cada braçada, e, após 5m39s, o atleta da etnia Gaviões do Estado Pará se consagrou campeão da prova. No feminino, as atletas entraram na água logo após o final da bateria masculina, e a disputa consagrou como vencedora a atleta Amkrokwyi que também é da etnia Gaviões garantindo a dobradinha da etnia na prova.

 

Canoagem


A final da competição de canoagem dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecerá amanhã, 31, às 10 horas. Isso porque o Corpo de Bombeiros que estava presente no local teve que interromper a prova que seria realizada por completo hoje, devido à mudança de clima, com ventania e riscos de raios. Por precaução, e preocupação com o bem estar dos atletas, a organização concordou em adiar a fase final da prova.

Os confrontos entre etnias nacionais e internacionais serão realizados novamente no Ribeirão Taquarussu, que é um dos afluentes do Rio Tocantins. Hoje as baterias compostas por cinco duplas competiram, decidindo os confrontos da semifinal e final, que acontecem amanhã.

Quem abriu a primeira bateria de cinco duplas com vitória, foi a etnia Terena. Nas outras baterias vieram Panamá, Colômbia, Nicarágua, Finlândia, etnias Matis, Karajá, Rikibaktsa, Terena e Kamayurá conseguiram classificação para a próxima fase.

Confrontos
Semifinais Canoagem:
Karajá x Colômbia 
Panamá x Nicarágua 
Rikibaktsa x Finlândia
Panamá x Kamayurá 
Matis x Terena