Investimento em luminárias de LED trará economia de R$ 100 mil ao ano com nova iluminação da Av. JK

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 30 de abril de 2021 às 09:30

Troca de luminárias de vapor metálico e de sódio por LED se inicia já no mês de maio de 2021 com conclusão prevista já para o primeiro semestre

Será iniciada no próximo mês a modernização da infraestrutura de iluminação pública da Avenida JK, em Palmas, com investimento de R$ 480 mil na troca de 256 luminárias convencionais por luminárias de diodo emissor de luz (LED).  A expectativa é de economia do Município de cerca de R$ 100 mil ao ano em função do menor consumo energético das luminárias de LED.

O investimento é uma parceria da Energisa e Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), com execução da concessionária. À Seisp caberá apenas a manutenção da infraestrutura pós-implantação.

Segundo a Superintendência de Iluminação Pública da Seisp, o trecho contemplado da Av. JK, uma das principais vias comerciais da Capital, vai desde a NS-15 até a Praça dos Girassóis e da NS-02 até a TO-010. Além da economia em consumo de energia, outros fatores importantes são o menor custo com manutenção e maior eficiência energética, comparado com as atuais luminárias.

A previsão de conclusão do projeto é ainda no primeiro semestre de 2021. Para este ano, também estão previstas chamadas públicas para empresas interessadas em desenvolver novos projetos energéticos em outros pontos da Capital, a exemplo das Avenidas NS-02 e NS-04.

A parceria utiliza recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária, que tem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como parceira. O programa aplica fração da receita do permissionário do setor elétrico em projetos que visem o uso eficiente da energia elétrica.