Projetos de novas praças públicas já estão em andamento em Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 28 de julho de 2020 às 10:40

Construções de praças na Arso 31, Arse 81, Arno 41, Arso 112, Arne 64 e revitalização na Arse 111 já tiveram início; construção da praça da Arno 72 terá início nos próximos dias

As praças para construção ou revitalização anunciadas para quadras residenciais da Capital já começaram a sair do papel. Nesta terça-feira, 28, das sete praças com ordem de serviço assinadas, seis delas já estão com obras em andamento.

Nos terrenos das futuras praças das quadras Arso 31 (303 Sul), Arse 81 (804 Sul) e Arno 41 (403 Norte) já tiveram início os canteiros de obra, limpeza do terreno e terraplanagem. Quando concluídas, as próximas etapas serão a construção das estruturas das quadras e calçamento. A revitalização da Arse 111 (1.104 Sul) também já teve início.

A obra de construção da quadra Arso 112 (1105 Sul) é a mais adiantada, até o momento. Lá estão sendo preparadas as etapas iniciais do calçamento para passeio e estacionamento. No terreno da praça da Arno 72 (605 Norte) os trabalhos devem começar nos próximos dias.

Os projetos incluem calçamento, pintura, paisagismo, estrutura de iluminação, instalação de bancos e lixeiras, academia, playground e outras estruturas para atividades coletivas. Na praça da Arso 31 também será entregue quadra poliesportiva e quadra de areia. Nas praças da Arse 81 e da Arso 112 também haverá quadra de areia. Na Arno 72 e Arno 41, as novas praças também terão quadra poliesportiva. A revitalização da praça da Arse 111 inclui reforma do playground e academia.  As seis praças foram anunciadas pela prefeita Cinthia Ribeiro em junho deste ano com investimento total de R$ 3.481.931,60.

Arne 64

Anunciada ainda em março deste ano, a praça da Arne 64 (508 Norte) também está em andamento com preparação de terreno e levantamento de canteiro de obras. Sua construção precisou ser adiada temporariamente para avanço das obras de drenagem na quadra, que interfeririam no canteiro de obras da praça.

A Arne 64 é umas das quadras beneficiadas por pacote de ampliação de infraestrutura urbana financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cujas obras também avançam na Capital. Na Arne 64, a nova praça terá quadra poliesportiva, academia ao ar livre e playground com o investimento de R$ 558.028,42.

Mais equipamentos públicos

Conforme anunciado pela prefeita Cinthia Ribeiro, mais quadras da Capital serão atendidas com praças. Desta forma, continua em andamento licitação para construção de praças nas quadras Arne 61 (504 Norte), Arno 43 (407 Norte) e Arso 131 (1.303 Sul).

Prevenção

Por orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), gestora destes contratos, os trabalhadores de todas essas obras já estão cumprindo plano de enfrentamento à Covid-19, com proteção individual com uso de máscara e disponibilização de recursos e ambientes necessários à higienização de objetos e mãos.