Servidoras com motivação para fazer de Palmas uma cidade melhor

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 07 de março de 2020 às 11:18

Conheça o perfil de algumas das servidoras da Seisp que trabalham para que a Capital mais nova do País acolha melhor suas famílias

Ao longo da História, exemplos de perseverança resultaram no reconhecimento de direitos às mulheres que, desde 1978, são lembradas simbolicamente em sua luta por igualdade no dia 8 de março, quando se comemora do Dia Internacional da Mulher. Também por isso, Palmas rende homenagem a mulheres únicas e de grande motivação que ajudam a tornar a Capital acolhedora. Uma delas é a servidora da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Marlinda Lima Regis, 50 anos. Ela trabalha na equipe de paisagismo da Superintendência de Serviços Públicos.

Seu trabalho começa às 7 horas todos os dias e segue uma programação bem viva em cores. Ora, ela está dedicada ao plantio de sementes de flores ou plantas ornamentais, ora no manejo de mudas e execução de projetos paisagísticos de canteiros e jardins públicos de Palmas. Marlinda conta que são os jardins das rotatórias são os seus preferidos.  “Gosto muito de plantas, exatamente porque gosto disso aqui que o trabalho se tornou fácil”, conta ela em meio às vincas cor de rosa. Ela conta que entende que sua função é parte de um trabalho de muitas mãos. “Acho a decoração muito importante para a cidade ficar mais bonita, boa de ser vista por quem mora e por quem visita Palmas e isso me enche de orgulho”, conta Marlinda.

Além de Marlinda, outra mulher que se empenha na transformação da Capital através de seu trabalho é Elisa Azevedo, 26 anos. Elisa lida com tarefas bem distintas das tarefas de Marlinda. Ela, que é engenheira ambiental e civil, trabalha com planejamento e elaboração de projetos  na Superintendência de Obras Civis. São obras de reforma ou construção de prédios ou equipamentos públicos como praças e campos de futebol, por exemplo. "É um trabalho que eu gosto porque sou apaixonada por essa área. As duas têm muitos homens como companheiros de trabalho e entendem esse contexto como natural. "É tranquilo trabalhar em equipe com eles porque me respeitam bastante", conta Elisa. "Trabalho sim, com muitos homens, mas todos são muito companheiros, a gente se dá muito bem mesmo", explica Marlinda.

Pensando no Dia Internacional da Mulher, cujo significado é de reafirmação de direitos, as servidoras contam quais são seus desejos às mulheres de Palmas. Para Marlinda, motivação é suficiente para qualquer mulher alcançar felicidade, trabalho e saúde. "Todas as mulheres são guerreiras, por isso, com esforço conseguimos tudo que queremos". Assim como Marlinda, Elisa explica que considera a felicidade uma grande recompensa de vida. "Não espere que os outros tomem decisões por você. O que posso dizer é que a mulher pode basear suas decisões naquilo que achar que a fará feliz. Por isso é importante acreditar nos seus sonhos, persistir e jamais desistir”, reforça a engenheira.

Também em reverência à data, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, agradece, em nome da prefeita Cinthia Ribeiro, o empenho de todas as servidoras da Seisp que realizam seu trabalho com perseverança, coragem, determinação e  inteligência em prol de uma Capital melhor para todas as famílias que aqui vivem.

Edição: Lorena Karlla