04/09/2017 às 18h34

Prefeitura e Sebrae entregam nesta terça, 5, diagnóstico turístico, econômico e ambiental de Taquaruçu

imageTuristas curtindo as cachoeiras de Taquaruçu

Turistas curtindo as cachoeiras de Taquaruçu

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar

Malena Mota

Parte do projeto Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, desenvolvido pelo Sebrae-TO e a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), o diagnóstico econômico, turístico e ambiental de Taquaruçu será entregue nesta terça-feira, 5, na sede do Sebrae, às 11 e às 19 horas, na Praça Tarcísio Machado, em Taquaruçu. Trata-se de um referencial técnico para identificar e estabelecer a permanência das atividades turísticas do distrito que já está sendo um dos mais procurados destinos turísticos do Tocantins.   



O diagnóstico apresentará o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizando a descrição das características físicas dos atrativos. Também serão apresentados o nível de dificuldade de trilhas de acessos, a capacidade de carga dos atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades.

 


Estímulo ao empreendedorismo

 


Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, o diagnóstico é uma ferramenta moderna, que tem a finalidade de direcionar as próximas ações que confirmam Taquaruçu como destino turístico sustentável. “Com as ações mapeadas, o próximo passo é intensificar ações de fortalecimento dos pequenos negócios na região. Dessa forma, estimula-se o empreendedorismo nos moradores do distrito, com destaque para as habilidosas artesãs que desenvolveram uma nova coleção chamada de Fava de Bolota, nos negócios que se ampliaram com o advento do Festival Gastronômico, com resultados na geração de trabalho e renda, além da promoção e inclusão social.”

 


Referência em ecoturismo

 

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, ressalta a importância do diagnóstico para nortear as ações que serão desenvolvidas no distrito, para que estas, além de vir ao encontro de suas reais potencialidades, podendo assim, tornar-se um grande destino turístico, mas de forma sustentável e valorizando os empreendedores locais. Ele explica que agora o próximo passo é que estes empreendedores tenham um papel ativo na condução dos seus negócios, sendo que o poder público vem fazendo o seu trabalho, que é viabilizar por meio deste projeto ferramentas que possam trazer o conhecimento necessário para manutenção e aprimoramento dos seus empreendimentos. “Nessa próxima fase esperamos empoderar os empreendedores turístico do distrito, para que estes se tornem referencia em ecoturismo.”

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES