06/04/2018 às 10h02

Experiências vividas durante Missão Técnica em Minas Gerais são apresentadas em workshop

imageEudes Assis: “Turismo não se faz sozinho, precisa de infraestrutura, de articulação e união entre os empresários e poder público"

Eudes Assis: “Turismo não se faz sozinho, precisa de infraestrutura, de articulação e união entre os empresários e poder público"

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imagePara o empreendedor de Taquaruçu, Wertembergue Nunes, o projeto traz uma inovação para o turismo no distrito

Para o empreendedor de Taquaruçu, Wertembergue Nunes, o projeto traz uma inovação para o turismo no distrito

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageEncontro teve objetivo de potencializar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios

Encontro teve objetivo de potencializar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Malena Mota

Com o objetivo de compartilhar com os demais membros do projeto de Estruturação Turística do Polo de Taquaruçu o conhecimento adquirido durante a missão técnica de governança em Minas Gerais, a Agência Municipal de Turismo (Agtur) e equipe de Governança e o Sebrae -TO realizaram um workshop de pós-missão técnica de governança. O encontro, realizado nessa quinta-feira, 06, na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), visa consolidar as atividades turísticas de Taquaruçu e Bacia do Ribeirão Taquarussu para potencializar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. 

 

Segunda analista técnica do Sebrae, Ana Flávia Borges, este é um momento para relembrar, fixar as aprendizagens e compartilhar as informações com os demais membros do projeto, que não puderam vivenciar a experiência da missão in loco.

 

Para o empresário de Taquarussu Grande, Ruy Bucar, que não pode participar da missão, esta é uma ótima oportunidade de poder trocar informações, pois o grupo desde o início tem procurado lugares que possam trazer bons exemplos para todos nós. “Esse relato nos coloca dentro da missão, e possibilita extrair um pouco das experiências vividas”, disse o empresário.

 

Para o empreendedor de Taquaruçu, Wertembergue Nunes, que na oportunidade fez uma das explanações para os demais participantes, a viagem foi uma oportunidade ímpar, onde foi possível conhecer in loco como um destino como Tiradentes conseguiu ser conhecido como um importante destino turístico no Brasil. “Este projeto traz uma inovação para o turismo aqui no distrito, a governança é uma ferramenta nova, que pudemos ver na missão que é o presente dos destinos que já deram certo e o futuro a ser seguido por todos”, enfatizou.

 

O presidente da Agtur, Eudes Assis, disse ter certeza que a missão mudou a forma de pensar de todos, pois durante o roteiro foi possível verificar que o empresariado emponderado e unido é capaz de alavancar o destino, e que ao lado dele o poder público cumprindo também o seu papel que é trabalhar a infraestrutura e serviços básicos do município. “Turismo não se faz sozinho, precisa de infraestrutura, de articulação e união entre os empresários e poder público para juntos fazer o melhor para o distrito, não tenho dúvidas que com essa equipe o projeto vai transformar o turismo em Taquaruçu, e eu já me sinto parte integrante do projeto”, finalizou o gestor.

 

Missão Técnica

 

A missão técnica de governança em São João Del Rei, Tiradentes e Conceição do Ibitipoca, que são referências em Governança Turística, aconteceu nos dias 12 a 16 de março e teve como público-alvo  o grupo em processo de formação da governança turística do polo turístico de Taquaruçu.  Foram explorados durante a missão o associativismo e cooperação; organização e protagonismo privado na consolidação e gestão de destinos; gestão integrada de destinos;  turismo de experiência e de natureza;  parceria público-privada na gestão de atrativos e Unidades de Conservação;  receptivo turístico, organização local e roteirização; formatação de produtos, city tour e turismo de experiência.

 

Segundo a diretora de Estruturação Turística da Agtur, Ana Rúbia Macedo, trata-se de levar os empreendedores locais a pensar em formar uma governança turística local e refletir sobre modelos apresentados.  “Promover o turismo sustentável, por meio da oferta de produtos e serviços que proporcionem experiências e vivências criativas em contato com a natureza, resignificando a qualidade de vida e a proteção efetiva do berço das águas de Palmas”, ressaltou Ana Rubia, acrescentando que pretende “inspirá-los na trajetória de formação da governança do Polo Turístico de Taquaruçu. Preparamos um roteiro muito rico e diversificado em exemplos e experiências”, disse a diretora.

 

Projeto de estruturação

 

O projeto de Estruturação Turística do Polo Taquaruçu  tem como objetivo estruturar a atividade turística na região, por meio de capacitações e supervisões técnicas.  O projeto garantiu ainda o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualização da descrição das características físicas, nível de dificuldade de trilhas de acessos, capacidade de carga de atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades locais.

 

De modo que seja garantida a atuação com ênfase na formação e no fortalecimento de redes de empreendedores, articulando parcerias locais e identificando novas oportunidades de atuação, além de orientação aos empreendedores e disseminação de conhecimento.

 

 

(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES