13/04/2018 às 12h55

Palmenses e visitantes contam com diversos equipamentos públicos para descanso e lazer na Capital

imageNa Praça do Bosque comidas típicas e artesanatos atraem visitantes e turistas

Na Praça do Bosque comidas típicas e artesanatos atraem visitantes e turistas

Fotógrafo: Valério Zelaya

Fechar
imageTaquaruçu – ideal para amantes de esportes  radicais, como o rapel, e prática de trilhas ecológicas

Taquaruçu – ideal para amantes de esportes radicais, como o rapel, e prática de trilhas ecológicas

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar
imagePraia da Graciosa - propícia para a prática de esportes e contemplação do por do sol.

Praia da Graciosa - propícia para a prática de esportes e contemplação do por do sol.

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageContemplação da natureza, esportes e piqueniques são opções do Parque Cesamar

Contemplação da natureza, esportes e piqueniques são opções do Parque Cesamar

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar

Samara Martins

Mais que descanso, o final de semana também é a melhor ocasião para aproveitar os pontos de lazer e cultura de Palmas. Cinemas, parques, praias, cachoeiras, e feira de comidas típicas estão à disposição de quem procura diversão  gratuita ou de baixo custo na Capital.

  

O Cine Cultura é opção de cinema de boa qualidade para quem quer fugir do circuito comercial. Neste final de semana a Sala, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, exibe o filme Severina, dentro do Projeto Vitrine Petrobrás.  A programação completa do Cine Cultura  pode ser conferida aqui.

 

Parques

 

Os parques e praias são a alternativa para quem busca lazer e esporte ao ar livre. No Cesamar, na avenida LO-11, o visitante tem à disposição pistas de skate, caminhada, academias, dentre outros equipamentos para a prática de esportes e atividades físicas. O lugar também é uma das melhores opções para o descanso, piqueniques ou apenas apreciar as belezas da fauna e da flora do cerrado.

  

Aberto 24 horas, o Parque dos Povos Indígenas é mais uma ilha verde de Palmas. Às margens do Córrego Sussuapara, instalado na Avenida LO-04, na região Norte, o Parque também é ideal para piqueniques, caminhadas e prática de esportes coletivos e individuais.

 

Além da Feira das Cores, que acontece aos finais de semana e dispõe de comidas típicas e artesanato, o Parque dos Povos Indígenas conta com a estrutura voltada para a prática esportiva com pista profissional de skate com 600 m²; quadras de areia para vôlei, futvôlei e beach vôlei, todas com arquibancada; quadra para a prática de badminton; playground; academias ao ar livre; redário; campo para a prática de slackline; banheiros; estacionamento; bicicletário; pista de caminhada; ciclovia; bebedouro e ducha.

 

 

Feira do Bosque

 

Já aos domingos o palmense e visitantes contam com a programação mais tradicional de Palmas, a Feira do Bosque, onde é possível encontra toda a diversidade de comidas típicas do Tocantins, além do artesanato regional, como produtos de capim dourado, coco babaçu, buriti, dentre outros. A Feira acontece todos os domingos, das 17h ás 22 h, e é o ponto de encontro de grande parte dos Palmenses aos finais de semana.

 

 

Praias e Cachoeiras


Se calor é a marca registrada de  Palmas, a cidade também conta com ótimas opções para combater a “quentura”.  Além da vista mais bonita da cidade, e um  belo por do sol, o Lago de Palmas oferece suas águas para a prática de esportes aquáticos, como caiaque,stand-up-padle, natação, canoagem, e conta com praias acessíveis em todas as regiões da cidade.

 

A Graciosa, na região central, conta com cliclovias, pista de caminhadas, locação de pranchas de stand-up, bares e restaurantes, dentre outros atrativos que funcionam dia e noite. Na região Norte, a opção é a Praia das Arnos, reformada recentemente; na parte centro-sul há as praias do Prata e do Caju, ambas bem estruturadas e com boas opções de bares e restaurantes; na região sul,  a opção é a Praia dos  Buritis.

 

 

Mas quem quer um pouco mais de natureza e águas geladas, pode andar um pouco mais até o distrito de Taquaruçu, o local, além do acolhimento típico de cidades do interior, possui serras, vegetação densa e  belas cachoeiras, ideal para quem gosta de trilhas ecológicas e esportes radicais. Dentre as atrações está a Cachoeira do Roncador, com 70 metros de altura, boa para prática de rapel.

 

 (Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES