09/09/2018 às 09h09

Aulas de gastronomia e show com Titãs animam público do 12° FGT

imageEventos foram realizados na noite desse sábado, 08, e contaram com a presença de cerca de 25 mil pessoas

Eventos foram realizados na noite desse sábado, 08, e contaram com a presença de cerca de 25 mil pessoas

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageKauanny Rodrigues (à esq.), acompanhada pela chef Ruth Almeida,  adaptou uma receita nordestina

Kauanny Rodrigues (à esq.), acompanhada pela chef Ruth Almeida, adaptou uma receita nordestina

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imagePúblico conferiu de perto em aulas práticas como fazer boas receitas  no Cozinha Show

Público conferiu de perto em aulas práticas como fazer boas receitas no Cozinha Show

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imagePúblico cantou e dançou ao som de sucessos como Sonífera Ilha

Público cantou e dançou ao som de sucessos como Sonífera Ilha

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageBanda animou o publico revivendo seus grandes sucessos

Banda animou o publico revivendo seus grandes sucessos

Fotógrafo: Lucina Pires

Fechar

Juliana Matos

Sonífera ilha, Marvin, Homem Primata, Aluga-se e outros sucessos embalaram as 25 mil pessoas que conferiram nesse sábado, 08, o show dos Titãs no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). "Não poderia perder esse show. Essa banda representa muito na história do rock brasileiro e para várias gerações que curtem esse som", afirmou o autônomo Neto Pedrosa.

 

Não só o show, mas toda a estrutura oferecida ao FGT atraiu a curiosidade das pessoas ao Distrito. "Gostei de tudo. Todo ano venho e sempre supero minhas expectativas. Tudo que experimentei estava ótimo", disse a esteticista Milva Maciel.

 

Além de experimentar vários dos 69 pratos doces e salgados com ingredientes regionais que participam da competição, o público ainda conferiu de perto em aulas práticas como fazer boas receitas com o chambari no Cozinha Show. Enquanto a chef Rosa Nunes ensinou a fazer um chambari cozido no chopp e cuscuz garimpeiro. "São receitas que mostram que é possível agradar ao paladar com ingredientes baratos, como no caso do chambari. Já o cuscuz foi inspirado nos garimpeiros da novela O Outro Lado do Paraíso. Não se faz no vapor, mas é cozido e temperado na panela", ensinou Rose.

 

Outra sugestão de preparo dessa carne foi feita pela chef Roberta Ribeiro, que ensinou uma receita de risoto de chambari. "Ensinamos desde técnicas de cozimento, tipos de panela para usar em casa e até como é a construção de sabores do risoto, finalizado com chambari e cabutiá", disse Roberta.

 

As receitas atraíram olhares e paladares à sessão de degustação. "Acho uma carne bem saborosa, fácil de fazer. Inclusive, costumo fazer de um dia para o outro. Olhando as receitas, achei fácil levar para casa", disse a psicóloga de Porto Nacional Eliane Helena que, pela primeira vez, conheceu o FGT.

 

Outra receita apresentada na Cozinha Show foi da jovem Kauanny Rodrigues, 23 anos. Com um negócio pequeno no ramo de alimentação, a jovem já mostra talento para a culinária. Ela ensinou o munguzá do cerrado, como uma forma de resgate das tradições do Ceará, de onde sua família é oriunda.

 

"O FGT só é um evento de sucesso porque é feito por cada um de vocês que vêm até aqui. Seja com suas famílias daqui ou turistas, o que vocês vão achar aqui é diversão pura", disse a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, convidando os presentes a prestigiarem ainda o último dia de programação, que acontece neste domingo, 09.

 

 

FGT 2018

 

A 12ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) começou no último dia 05 de setembro, com apresentações culinárias e shows musicais, que reforçam o clima de diversão e valorização da culinária regional, em que a competição de pratos se baseia. Este ano concorrem 69 pratos distribuídos em 27 Comidinhas Salgadas, 25 Pratos Salgados, 10 Pratos Doces e sete Food Trucks. Todos os pratos concorrem a prêmios em dinheiro e uma viagem. Os vencedores serão conhecidos neste domingo, 09.

 

São parceiros do festival deste ano o Sebrae-TO; o Centro Universitário de Maringá (UniCesumar); o Quartetto Supermercados; a Up Viagens; a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO) e a Cervejaria Jalapa.




(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES