16/04/2018 às 10h01

Palestras capacitam feirantes a empreender e oferecem orientação sobre Lei das Feiras

imageAmanda Costa falou sobre a arte de empreender

Amanda Costa falou sobre a arte de empreender

Fotógrafo: Divulgação Seder

Fechar
imageFeirantes são orientados sobre prazo de recadastramento, que se encerra no próximo dia 07 de maio

Feirantes são orientados sobre prazo de recadastramento, que se encerra no próximo dia 07 de maio

Fotógrafo: Divulgação Seder

Fechar
imageFeirantes são orientados sobre prazo de recadastramento, que se encerra no próximo dia 07 de maio

Feirantes são orientados sobre prazo de recadastramento, que se encerra no próximo dia 07 de maio

Fotógrafo: Divulgação Seder

Fechar

Juliana Matos

Termina no próximo dia 07 de maio o prazo para feirantes da Capital realizarem o recadastramento. O procedimento é previsto na Lei Municipal das Feiras e garante ao Município planejamento de políticas de fomento às feiras populares de Palmas e à cadeia produtiva.

 

O prazo foi reforçado aos feirantes que participaram na noite do último sábado, 14, de palestras de capacitação e atualização. A atividade, realizada no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar (PM), foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), por meio da Diretoria de Feiras e pela Faculdade Anhanguera, parceira na elaboração da programação.

 

Na ocasião foram oferecidas palestras sobre “A Arte de Empreender” e “Endomarketing como ferramenta de Motivação Profissional”. Esses temas foram abordados pela professora universitária Amanda Costa e pela reitora Tiana Bandeira, ambas da Faculdade Anhanguera.

 

O engenheiro eletricista Aderval Pimenta Souza da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também ministrou palestras sobre uso adequado e racional da energia elétrica e estrutura elétrica das feiras.

 

Lei das Feiras

 

Outro tema abordado foi a Lei Municipal das Feiras (Lei n° 1852/2011). “A lei já existe desde 2011, mas vem sendo implementada cada vez mais nos últimos anos. Aproveitamos para explicá-la, ressaltando o prazo de recadastramento e que ela traz tanto benefícios quanto obrigações para os feirantes. Além da legislação, também frisamos a importância econômica e sociocultural das feiras para nossa economia local”, explicou a gerente municipais de Feiras, Naraeila Pardinho.

 

As três maiores feiras populares de Palmas (a Feira da 304 Sul, a Feira do Aureny I e da Arno 32)  movimentam cada uma cerca de R$ 1 milhão por mês, enquanto que nas demais feiras a movimentação financeira é estimada em R$ 800 mil ao mês. Segundo a Gerência Municipal de Feiras, a circulação média de clientes em cada dia de funcionamento nestas feiras chega a 16 mil pessoas.

 

Todos os 204 comerciantes que compareceram à programação receberão certificação pela participação no evento. O convite havia sido feito a todos os 1.300 feirantes que atuam nas feiras da Capital.

 

Recadastramento

 

Para se recadastrar, o feirante precisa comparecer em horário comercial até o dia 07 de maio na Diretoria de Feiras, instalada em anexo da Seder localizado na Feira da 304 Sul. Para isso, é preciso apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, duas fotos 3x4, comprovante de endereço e cópia de certidão de casamento ou nascimento. Para quem trabalha no ramo de alimentação, é necessária a apresentação do certificado do Curso de Capacitação na área.

 


(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES