13/06/2018 às 15h26

Empresários recebem selo de inspeção que atesta qualidade de produtos comercializados; 26 empresas da Capital estão com certificação atualizada na Prefeitura

imageA apresentação ao consumidor de produtos com o selo municipal demonstra valor agregado ao produto

A apresentação ao consumidor de produtos com o selo municipal demonstra valor agregado ao produto

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imagePrefeita entregou o certificado ao mestre em torra, Cristiano Abdalla Rosa, trouxe um produto novo para Palmas: o café especial 100% arábica

Prefeita entregou o certificado ao mestre em torra, Cristiano Abdalla Rosa, trouxe um produto novo para Palmas: o café especial 100% arábica

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageDurante a entrega, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, frisou a importância de os consumidores conhecerem e cobrarem o selo

Durante a entrega, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, frisou a importância de os consumidores conhecerem e cobrarem o selo

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Juliana Matos


Laticínios, embutidos, frios, ovos, carnes e temperos processados são alguns dos produtos comercializados em Palmas com certificação de qualidade atestada pelo Selo de Inspeção Municipal (SIM). O selo atesta boa procedência e qualidade dos produtos de origem animal e vegetal produzidos na Capital.  Atualmente 26 empresas da Capital estão com certificação atualizada na Prefeitura de Palmas. Os certificados foram entregues aos empresários e produtores na manhã desta quarta-feira, 13, no gabinete II da prefeita Cinthia Ribeiro.


Outras 49 empresas estão com processo em andamento para cumprimento de adequações exigidas para emissão ou renovação do selo na Capital, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder). Eurijan Martins é presidente de um frigorífico de aves e peixes de Palmas, que realiza o abate e a higienização dessas carnes para comercialização para produtores, que realizam a venda direta ao consumidor, seja em feiras ou supermercados. “Precisei investir e melhorar meu frigorífico para conseguir o SIM e mostrar que meus produtos têm qualidade”, explicou Martins.


Segundo ele, o frigorífico precisou adequar várias etapas do processo de manipulação dos produtos, incluindo cloração da água, aquisição de equipamentos em aço inoxidável, instalação de sistema de tratamento de efluentes e descarte de dejetos e resíduos sólidos no aterro sanitário.


Ciente da importância do selo, o mestre em torra, Cristiano Abdalla Rosa, trouxe um produto novo para Palmas: o café especial 100% arábica. Ele utiliza grãos produzidos em Batatais (SP) e realiza em Palmas a torra, moagem e embalagem do produto para comercialização em mercados e cafeterias da Capital. “Acredito que existe aqui um mercado promissor para meu produto que é um café especial com dobro de frutose e a metade da cafeína que o conilon. Posso dizer que se trata de um café com sabor mais dócil ao paladar mesmo feito sem açúcar”, explicou. Por se tratar de um produto recém-chegado a Palmas, o empresário explica que buscou o selo para garantir a circulação de seu produto dentro das exigências do SIM. “Hoje as pessoas procuram qualidade nos produtos que consomem, acredito que o selo vem só chancelar a qualidade do meu produto”, completou.


Direto ao consumidor


A apresentação ao consumidor de produtos com o selo municipal demonstra valor agregado ao produto, confiabilidade e segurança na origem e manipulação daqueles produtos. Para o consumidor ter certeza de que o produto que ele busca na prateleira do mercado é certificado, basta conferir se o selo está impresso na embalagem ou anexado ao produto, a exemplo dos produtos de origem animal in natura.


Gestor de categorias de uma grande rede varejista instalada em Palmas, Fernando Lucas Alves, assistiu à entrega dos certificados para conhecer os produtos com selo em dia. “Temos interesse em ajudar o fornecedor regional, por isso nosso interesse em conhecer e fazer negócios com eles. É uma forma de valorizarmos os produtos regionais”, salientou.


O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, frisou a importância de os consumidores conhecerem e cobrarem o selo. “Nossa população precisa saber que temos produtos de qualidade, que não fazem feio diante dos produzidos fora daqui e que adquirindo produtos daqui se promove inclusão social com geração de renda e mais empregos na nossa Capital”, afirmou Sahium.


Na entrega dos certificados, a prefeita Cinthia Ribeiro elogiou a visão empreendedora dos produtores e empresários e sugeriu a criação de uma rota gastronômica em propriedades rurais da Capital para que seja incentivada a procura por produtos locais tradicionais da cozinha regional. “As famílias de Palmas passarão a conhecer o que há de melhor em cada propriedade e os produtores, a desenvolver ainda mais essa capacidade de empreender produtos tradicionais como a linguiça caseira e a galinha caipira. É uma ideia que nos serve de desafio para concretizar”, disse Cinthia.


Como obter o selo


Para obter o SIM, o produtor ou empresário de Palmas do ramo de alimentos in natura ou processado precisa procurar a sede da Seder, na Quadra ASR-SE 125, esquina entre a Avenida NS-10 e LO-27 (próxima ao Terminal Rodoviário de Palmas), e protocolar um pedido de visita técnica inicial. Tanto fiscais da pasta como da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Palmas) participam do processo de certificação que garante que o produto certificado é produzido dentro de um sistema de higiene e boas práticas antes de ser oferecido para comercialização.


“Enxergo a certificação como a forma certa de trabalhar. Tenho uma engenheira de alimentos que supervisiona tudo, recebo orientação da Seder e da Vigilância Sanitária. Tudo isso ajuda muito a você aprender a trabalhar com equipe treinada e controle de qualidade importante para o negócio”, garantiu o empresário Ociel Pinto Barbosa, empresário do ramo de manipulação de frios.

 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES