14/03/2019 às 10h50

Feirantes e moradores comemoram um ano da feira do setor Santa Bárbara

imageApós um ano em atividade, local já conta com 45 feirantes

Após um ano em atividade, local já conta com 45 feirantes

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageNo local, foram ofertados serviços como aferição de pressão e testes rápido de glicemia e colesterol

No local, foram ofertados serviços como aferição de pressão e testes rápido de glicemia e colesterol

Fotógrafo: Divulgação

Fechar
imageDona Antônia Pereira comercializa espetinhos na feira

Dona Antônia Pereira comercializa espetinhos na feira

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageUm dos pontos alto da feira é a barraca de frango com pequi e chambari da Maria do Carmo  Batista

Um dos pontos alto da feira é a barraca de frango com pequi e chambari da Maria do Carmo Batista

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageCinthia Ribeiro: "Agradeço a todos vocês por ocuparem devidamente os espaços públicos, porque quando isso acontece não tem lugar para marginalidade"

Cinthia Ribeiro: "Agradeço a todos vocês por ocuparem devidamente os espaços públicos, porque quando isso acontece não tem lugar para marginalidade"

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar

Deni Rocha

É sabido que as feiras de rua e praça são parte de uma cidade e falam muito sobre a sua cultura e história locais. Em Palmas, no setor Santa Bárbara, região Sul da Capital, há um ano nascia umas das mais novas feiras da cidade, com apenas três feirantes. Na noite desta quarta-feira, 13, na sua primeira festa de aniversário, todos, feirantes e moradores, comemoraram o sucesso e o crescimento com 45 comerciantes em atividade após um ano. A feira acontece às quartas e sábados, às 17 horas.

 

No aniversário de um ano da feira, como toda boa celebração exige, a prefeita Cinthia Ribeiro cantou parabéns e deu os primeiros pedaços de bolo para duas crianças que, segundo a gestora, representam o futuro da cidade e todos os moradores do Santa Bárbara. “Quero agradecer a todos vocês por ocuparem devidamente os espaços públicos, porque quando isso acontece não tem lugar para marginalidade, drogas ou coisas ruins. Essa praça é de vocês, daqui ninguém sairá, e só vai melhorar”, disse a prefeita, agradecendo ainda aos diretores das Associações de Moradores e de Feirantes da região.

 

A feira, com características típicas de rua, não tem comida só para levar para casa. Vale muito a pena visitar as barracas de pastel, tapioca e caldo de cana, chambari, frango com pequi, pizza e muito mais. Tudo isso é quase uma obrigação dos fregueses.

 

Um dos pontos alto da feira é a barraca de frango com pequi e chambari da Maria do Carmo Miranda Batista, uma das primeiras desbravadoras que garante que nada foi fácil, mas valeu muito a pena. “No início alguns acreditaram, outros não acreditam até hoje. Eu sempre disse: vamos trabalhar e acreditar, aqui é o nosso futuro, daqui vamos tirar o sustento da nossa família. Valeu a pena porque crescemos e contribuímos para conter as coisas ruins que aconteciam nessa área que estava abandonada”, disse.


A Festa

 

Mesmo antes dos parabéns, a Associação de Feirantes organizou, em parceria com o Cras Santa Bárbara, várias atividades para a comunidade com exame de vista, teste rápido de glicemia, colesterol, doação de sangue, cortes de cabelo, torneios e brincadeiras entre outras ações.

 

O presidente da Associação de Feirantes, Pedro Gomes da Silva, explicou que a feira nasceu do desejo dos primeiros feirantes que se juntaram e hoje já somam 45 feirantes, com mais de 150 empregos, criando e gerando renda inclusive da horta comunitária que fica a poucos metros da feira. “Noventa por cento de tudo que é comercializado aqui é produzido no setor e ou na região”, disse.

 

Empresário e morador do setor há 28 anos, Francisco Édno participou da festa e ressaltou que tem visto as coisas melhorando, com o apoio do Município.  “Quando existe uma parceria com a Prefeitura de Palmas, conseguimos alcançar nossos objetivos. Quando trabalham para o povo, as coisas realmente acontecem e assim a Prefeitura tem feito, espero que essa corrente não quebre nunca”, finalizou.




Revisão e postagem: Iara Cruz

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES