27/05/2011 às 14h28

Com forte potencial na atração de eventos Palmas investe no turismo de negócios

Helton Gonzaga

São muitos os fatores que contribuem para o enorme potencial turístico de Palmas. A Capital planejada nos sonhos de muitos pioneiros tem uma arquitetura moderna, além de inúmeras belezas naturais. A cidade está no centro geodésico do Brasil e se faz rota para muitos destinos da região Norte e Nordeste do país, aliada a sua proximidade com a Capital Federal, Brasília.

 

Não obstante a estes fatores Palmas também se destaca como uma cidade pólo no turismo de negócios. Nesta linha, a gestão do prefeito Raul Filho tem investido maciçamente para consolidar esse potencial. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego tem tido um papel forte neste trabalho.

 

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego, José Arcanjo Pereira Júnior, destacou que Palmas é destaque neste segmento do turismo. Segundo ele a ocupação hoteleira da cidade vária de 70 a 80%. “Palmas é uma cidade de turismo de eventos e negócios, nós temos consciência deste potencial e trabalhamos para incentivá-lo ainda mais. Queremos atrair eventos de médio e pequeno porte, congressos, feiras e encontros religiosos”, destaca.

 

Ainda segundo Arcanjo, estes eventos movimentam toda a cadeia econômica do município, injetando capital no comercio da cidade. “Somente no carnaval deste ano tivemos oito mil pessoas visitando a cidade e encontros religiosos” pontuou.

 

Parque do Povo será entregue ainda este ano

 

Dando suporte para o turismo de negócios a prefeitura de Palmas irá entregar ainda este ano o Parque do Povo, uma área com mais de 4.000m² destinada à realização de feiras e eventos. O local terá dois auditórios, o primeiro com 720 lugares e o segundo com 420 lugares, área de shows e eventos externa, área de alimentação e sanitários.

 

Arcanjo explicou que para a finalização das obras do Parque do Povo faltam apenas alguns detalhes no acabamento e na parte de paisagismo do local, mas já tem data prevista para a inauguração oficial da obra. “Nós queremos inaugurar o Parque do Povo, na abertura da FenePalmas, que será realizada lá no período de 13 a 17 de setembro”, antecipou o secretário. O local comportará eventos de pequeno e médio porte.

 

Praias serão revitalizadas para a temporada de férias

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego também esta trabalhando para combater a sazonalidade no turismo de Palmas. Segundo levantamento da pasta os turistas permanecem no município de segunda a sexta e vão embora aos finais de semana e feriados. “Nós estamos investindo e revitalizando os atrativos turísticos de Palmas para que o turista permaneça conosco nos finais de semana e feriados. Eles vêm a negócio para Palmas e ficam de segunda a sexta e vão embora aos finais de semana. Temos que oferecer atrativos para que eles fiquem também nos finais de semana, conheçam a cidade, as praias” explicou José Arcanjo.

 

Neste processo a prefeitura de Palmas irá revitalizar todas as praias oficiais do município, serão investidos mais de R$ 500 mil. Serão revitalizadas as praias da Graciosa, do Prata e das Arnos, com reforma nos banheiros, nas telas de proteção, além da limpeza e paisagismo das áreas. Segundo a Secretaria, durante a temporada de praias deste ano serão realizados eventos que potencializem a vocação de cada praia, respeitando as especificidades de cada uma. “Nossa intenção é segurar e entreter a população o dia todo, não só a noite com grandes shows. Teremos teatro infantil para as crianças, campeonato de pesca e muitas outras coisas”, argumentou o gestor da pasta.

 

Também será regulamentada a Praia dos Buritis, com instalação de barracas, área de lazer, estacionamentos, banheiros. “Já foi feito um convênio com o Ministério do Turismo e o recurso já se encontra disponível. Estamos terminando a fase de projeto e até julho já teremos infraestrutura básica lá, com tela de proteção e reposição da areia no local”, anunciou o secretário. O distrito de Taquaruçu também receberá investimentos em seu potencial cultural, serão realizadas atividades especificas. O festival gastronômico de Taquaruçu também será realizado no final de mês de julho.

 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES