13/08/2017 às 10h14

CMEI Sítio do Picapau Amarelo conta história de um pai exemplar

image“Quero ter condições financeiras para bancar os estudos do meu filho e dar a ele o conforto de um lar”, declarou Adelcilon

“Quero ter condições financeiras para bancar os estudos do meu filho e dar a ele o conforto de um lar”, declarou Adelcilon

Fotógrafo: Walkerley Ribeiro

Fechar
imageAdelcilon conta que o Cmei está colaborando com o desenvolvimento do seu filho.

Adelcilon conta que o Cmei está colaborando com o desenvolvimento do seu filho.

Fotógrafo: Walkerley Ribeiro

Fechar

Redação Semed


A relação pais e filhos pode ser essencial para as escolas compreenderem as necessidades de seus alunos. Baseado nisso, na data comemorativa do Dia dos Pais, a história do músico, compositor e instrumentista, Adelcilon Rodrigues Campos, 30 anos, foi lembrada pelos servidores do Centro de Educação Infantil (CMEI) Sítio do Picapau Amarelo.

 

Adelcilon é pai de Wendel Jales, 4 anos, e além de músico, trabalha como vigilante no período noturno em um condomínio de Palmas. Durante o parto da ex-esposa, ela sofreu complicações e ele foi o responsável por dar as boas-vindas a seu filho, em sua chegada ao mundo. “O primeiro calor que meu filho sentiu foi o meu. Eu não sabia trocar fraldas, nem dar banho, mas, os profissionais da maternidade me ajudaram”, lembra o músico.

 

Após duas semanas internada devido às complicações do parto, sua ex-esposa recebeu alta e foi para casa, mas, com cinco dias em casa, ela começou a sentir dores e voltou ao hospital para fazer cirurgia na vesícula e, mais uma vez, Adelcilon teve que assumir o papel de mãe e pai. “Trocar fraldas, dar banho e alimentar”, conta.

 

Depois de todos esses eventos causados pelos problemas de saúde da sua ex-esposa, Adelcilon pensou que as coisas iam para o rumo certo. Foi aí que o músico teve que enfrentar mais surpresas da vida.

 

Separação

 

Adelcilon e sua ex-esposa decidiram pela separação e que ele ficaria com a guarda de Wendel, devido a suas condições financeiras e no momento ter uma melhor estrutura emocional para cuidar do filho. Adelcilon continuou com seu trabalho noturno de vigilante e sua mãe e irmã revezavam cuidando de Wendel nas noites. Durante o dia, ele era o responsável por alimentar, levar em consultas médicas e educar.

 

Após alguns meses de separação, a mãe do menino entrou na justiça pedindo a guarda de Wendel e o músico teve que deixar o filho ir. Mas, uma semana após, sua ex-esposa teve que devolver Wendel para seu pai devido à insistência e o pedido do filho para voltar a morar com Adelcilon. Devido empenho e reconhecimento por ser considerado um pai exemplar, Adelcilon contou com a compreensão da mãe de Wendel para devolver o menino ao pai.


 

Educação

Com um ano e seis meses, Adelcilon matriculou Wendel no Centro de Educação Infantil Sítio do Picapau Amarelo, no Aureny IV. Ele conta que os servidores do CMEI ajudam na disciplina de seu filho. “Deixo ele lá e fico despreocupado, pois tenho a certeza de que está sendo bem cuidado, ele é feliz, canta e conta as histórias do CMEI”, diz o músico, destacando ainda que o que mais o impressiona é a pintura desenvolvida pelo seu filho no CMEI. “Está colaborando com o desenvolvimento do meu filho”.

 

Para a diretora do CMEI Sítio do Picapau Amarelo, Ludmila Barbosa, as famílias hoje estão adquirindo outras formas de constituição, mas que, ainda é possível observar algumas em que o pai assume o papel de cuidador principal da criança. “Geralmente delegam a função aos avós, madrastas ou tias. Porém, o papel do pai é fundamental para a formação global, principalmente na faixa etária do ensino infantil”, diz a gestora, e destaca ainda a valorização e incentivo dos pais às crianças. “Dessa forma, estamos também formando cidadãos mais responsáveis, pois nossos alunos um dia também serão pais e no futuro podem mudar por meio de seus filhos”, afirma.

 

Para o futuro com seu filho, Adelcilon tem como projeto primordial uma casa própria e seguir carreira com a música. “Quero ter condições financeiras para bancar os estudos do meu filho e dar a ele o conforto de um lar”, finaliza.

 


 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES