17/05/2018 às 11h22

IV Conferência Municipal de Educação é encerrada com propostas para etapa estadual e eleição de delegados

imageSecretária executiva Juscéia Aparecida: "Estamos aqui construindo nosso futuro comum e essa construção está sendo muito rica”

Secretária executiva Juscéia Aparecida: "Estamos aqui construindo nosso futuro comum e essa construção está sendo muito rica”

Fotógrafo: Divulgação Semed

Fechar
imageSuperintendente de Avaliação e Desempenho Escolar, Judith DallAgnol, durante evento

Superintendente de Avaliação e Desempenho Escolar, Judith DallAgnol, durante evento

Fotógrafo: Divulgação Semed

Fechar
imageGrupos debateram as proposituras acerca dos oito eixos temáticos com abordagem em assuntos relacionados ao PNE

Grupos debateram as proposituras acerca dos oito eixos temáticos com abordagem em assuntos relacionados ao PNE

Fotógrafo: Divulgação Semed

Fechar
imageParticiparam professores, gestores escolares, representantes de conselhos, sindicatos, MPE,  entre outros

Participaram professores, gestores escolares, representantes de conselhos, sindicatos, MPE, entre outros

Fotógrafo: Divulgação Semed

Fechar

Redação Semed

O Documento Referência com as propostas e os delegados eleitos para representar o município de Palmas no Fórum Estadual de Educação foram apresentados na tarde dessa quarta-feira, 16, após as discussões na IV Conferência Municipal de Educação – Etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2018).

 

O professor Bruno Pereira Marques e sua suplente Monique Wermuth Figueiras foram eleitos delegados e devem representar o município de Palmas no Fórum Estadual de Educação previsto para acontecer no mês de agosto de 2018.

 

Durante o evento, os grupos debateram as proposituras acerca dos oito eixos temáticos com abordagem em assuntos relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE). Após análise, discussão e votação pela plenária, o Documento Referência foi elaborado e será encaminhado para o Fórum Estadual de Educação e, posteriormente, para a Conferência Estadual que encaminhará também as proposições para a Conae 2018.

 

De acordo a secretária executiva da Semed, Juscéia Aparecida Veiga, “as discussões dos eixos foram propositivas. Estamos vivendo um momento de formação precioso, pois são eixos diferentes, complementares, transversais. Nós estamos aqui construindo nosso futuro comum e essa construção está sendo muito rica”.

 

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, Judite Dall'Agnol, destacou que foi “o momento de rever todos os eixos colocados, em que equipe da escola e pais participaram das discussões. Uma releitura de propostas mais atualizadas, de documentos que foram discutidos em 2014 e que precisavam ser revistos e repensados. Foram momentos de formação, de debate, de pesquisa e consulta da lei, onde as pessoas que têm um embasamento maior passaram o seu conhecimento aos outros.”

   

Para o professor da rede municipal de ensino de Palmas, Bruno Pereira Marques, “a discussão sobre a Conae é muito relevante, pois ao pensarmos: Qual a educação que queremos? O que tem que ser mudado? O que tem que ser feito para que essa mudança se efetive? Essas discussões estão levantando pontos aos quais serão melhorados em um decênio, ou seja, que serão pensados em dez anos de melhoria. Está na hora de reavaliar os Planos Municipais, o que o Sistema Nacional de Educação (SNE) propõe. Essas avaliações e discussões trazem justamente isso, um novo olhar e crítico, um olhar que levante, que discorde, que concorde, e que melhore a educação de hoje”. Para ele, a melhor forma de melhorar a educação é por meio de uma discussão democrática, onde todos participam, opinam em prol de algo comum, que melhore pra todos.

 

A professora da rede municipal Cáritas Gomes de Oliveira Almeida, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Tocantins (Sintet), afirma que “falar e pensar a educação é sempre válido”, no entanto ressalta que o evento seria mais efetivo se tivesse maior participação de professores, pais e sociedade civil.

 

Participaram da Conferência, professores, gestores escolares, representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos Humanos, Conselhos Municipais de Moradores e União dos Conselhos Municipais de Educação do Tocantins.

 

 

 

(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES