13/06/2018 às 17h12

Educação Infantil de Palmas é objeto de estudo da Faculdade de Guaraí

imageAcademicos de pedagogia da FAG durante visita ao Cmei Pequeninos do Cerrado

Academicos de pedagogia da FAG durante visita ao Cmei Pequeninos do Cerrado

Fotógrafo: Walquerley Ribeiro

Fechar

Redação Semed


Os 22 acadêmicos do 3º período do curso de pedagogia da Faculdade de Guaraí (FAG) visitaram nesta quarta-feira, 13, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Pequeno Príncipe, na Arno 43; Pequenos Brilhantes, Arno 42 e Pequeninos do Cerrado, na Arse 132. Eles conheceram os projetos e estrutura dos Cmeis para realizar um estudo sobre o modelo de Educação Infantil da Capital.


De acordo com a professora da FAG, Tatiane da Costa Barros, após essa visita para vivenciar e conhecer as propostas, os acadêmicos vão produzir o projeto de pesquisa. “Escolhemos a Educação Infantil de Palmas pois temos acompanhado que tem se destacado com o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui. Palmas tem implantado projetos inovadores para a infância”, justificou.


A acadêmica Ananda Peres Brito, ficou empolgada com a estrutura e conforto dos Cmeis do Município. Ela revelou ainda que decidiu fazer pedagogia pelo fato de gostar de trabalhar diretamente com crianças. “Serviu de motivação e referência pra mim, pois os professores possuem boa instrução e procuram trabalhar a perspectiva dos alunos, percebi projetos que buscam trabalhar a curiosidade das crianças. Também vi que tem muitos trabalhos envolvendo o lúdico, a reciclagem e não somente xerox”, frisou.


O sistema de educação implantado em Palmas tem se destacado e se transformado em referência para práticas de tempo integral, infantil e do campo. Por isso, a Capital tem recebido visitas de diversos estados e até de outros países para conhecerem de perto às práticas exitosas.


A professora Tatiane, da FAG, confessa que comprovou de perto a evolução do que se tem implantado em Palmas. “Perspectiva positiva, o que eu percebi é que há um esforço, não se trata especificamente de uma prática exitosa na Educação Infantil. O que observamos e comprovamos é que realmente existe uma preocupação e um olhar direcionado para a infância, tratando as crianças como elas devem ser tratadas”.


Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a rede municipal de ensino está de portas abertas para o processo de pesquisa e visitação dos acadêmicos, para um melhor conhecimento das ações desenvolvidas na Capital. “A teoria atrelada ao conhecimento da prática. Levar a realidade dos Cmeis para as universidades, mostrar suas potencialidades e as fragilidades de uma gestão de sala de aula. Para nós da rede pública é uma troca de experiências e estamos sempre abertos para contribuir com a classe acadêmica”, destacou.






(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES