14/09/2018 às 08h56

Alunos da rede municipal de Palmas participam da segunda fase da Obmep neste sábado, 15

imageNa Escola Municipal Henrique Talone, 24 estudantes vão participar do certame, entre eles as alunas Hellen e Melli

Na Escola Municipal Henrique Talone, 24 estudantes vão participar do certame, entre eles as alunas Hellen e Melli

Fotógrafo: Walquerley Ribeiro

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imageProfessor de Matemática Ciro Rômulo e seus alunos na Escola Henrique Talone

Professor de Matemática Ciro Rômulo e seus alunos na Escola Henrique Talone

Fotógrafo: Walquerley Ribeiro

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imageProfessor de Matemática desenvolve gincanas para garantir melhores resultados de seus alunos

Professor de Matemática desenvolve gincanas para garantir melhores resultados de seus alunos

Fotógrafo: Walquerley Ribeiro

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Redação Semed

Cerca de 592 alunos distribuídos em 25 escolas da rede municipal da educação de Palmas estão classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e vão participar do certame neste sábado, 25, a partir das 14h30  nas unidades educacionais.

 

Na Escola Municipal Henrique Talone, 24 alunos vão participar do certame. O professor de Matemática Ciro Rômulo Barbosa Bucar, buscando garantir melhores resultados, tem desenvolvido simulados, solução de exercícios, gincanas, seminários, dinâmicas e jogos para aumentar o nível de aprendizagem dos alunos e elevar os indicadores da unidade educacional. “Nossa escola foi a que mais evoluiu no Ideb, dentre as da rede municipal de ensino de Palmas, e a Matemática contribuiu efetivamente para que isso acontecesse”.

 

Para comprovar a análise do professor Ciro, sobre o crescimento da escola onde leciona, de acordo com os resultados de proficiência da Prova Brasil, em Matemática, a Escola Henrique Talone alcançou 262,74 pontos nas séries iniciais e 317,03 nas séries finais, acima da média estadual e municipal. A rede municipal de Palmas, em Matemática, alcançou 239,29 nas iniciais e 279,04 nas finais. Já a rede estadual vem abaixo com 225,98 e 251,85, respectivamente.

 

Quem tem se preparado para as provas da Obmep são as alunas do 9º ano Melli Marissa, 13 anos, e Hellen Fuza, 14. “O professor sempre dá exemplos nas aulas e mostra na prática. Ele ajuda muito sobre a oportunidade que temos para aproveitar o máximo possível do tempo”, conta a estudante Hellen. Sua colega de turma, Melli, lembrou que ficava pensando sobre como a Matemática poderia ajudar em seu cotidiano. “Já presenciei problemas na Matemática que acho que nunca serviriam para minha vida, mas vi uma utilidade de determinada situação sendo útil com os problemas que resolvemos em sala de aula”, declara a aluna do professor Ciro Rômulo.

 

“São 50 minutos de aula 100% aproveitados com a vivência de Matemática, certamente nossos alunos vão alcançar resultados positivos”, garante o educador.

 

A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estímulo do ensino da matemática por meio de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes públicas e privadas. 

 

 


(Edição e postagem: Iara Cruz)

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