21/03/2017 às 12h30

No Dia da Água ETI Padre Josimo recebe Comboio Ambiental e realiza plantio no córrego Sussuapara

image

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar
image

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar
image

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar

Georgethe Pinheiro

Preservar e recuperar nascentes, córregos, rios e ribeirões que formam a bacia hidrográfica de Palmas, além de promover a educação e consciência ambiental, estão entre os principais objetivos da atividade desta quarta-feira, 22, que será realizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), no córrego Sussuapara, às 9 horas, dentro do Programa Março Azul, em que está inserida a Semana da Água.

 

A atividade contará com o plantio de 500 mudas de espécies nativas e frutíferas, produzidas pelo Viveiro Educador, mantido pela FMA, e que atende, além deste tipo de ação, também a execução do Plano Municipal de Arborização e a comunidade com doações de mudas e orientação de plantio. O evento será capitaneado pelo presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior.

 

A Semana da Água tem como ênfase o Comboio Ambiental, que consiste em levar às escolas municipais a palestra “Águas de Palmas, Conhecer para Preservar”, sendo que cada unidade escolar aborda a bacia hidrográfica mais próxima da comunidade. No caso desta quarta-feira, a escola que receberá o Comboio Ambiental, será a Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo e o córrego alvo da ação será o Sussuapara, que receberá as 500 mudas, com o objetivo de preservar e recompor a flora local, protegendo tanto o córrego quanto à nascente.

 

A ação é realizada em conjunto com a Diretoria de Gestão Ambiental e Gerência de Projetos Ambientais da Fundação Municipal de Meio Ambiente. As palestras estão sendo ministradas pelo engenheiro ambiental Diêverson dos Reis e toda a atividade é orientada pelo diretor Giovanni Assis. A preservação das bacias explica o ciclo das águas, a necessidade de cuidar do lixo, de preservar a flora local, tudo com ênfase na prevenção para evitar danos futuros.

 

“Estamos acostumados a ver na imprensa nacional rios praticamente mortos pela ação humana, como o descarte de lixo de forma inadequada, a destruição das matas ribeirinhas, dentre outras. Aqui em Palmas temos tempo para evitar que este tipo de problema aconteça”, chamou atenção Diêverson dos Reis, durante sua conversa com os alunos da escola Eurídice de Melo, realizada nesta segunda-feira, 20.

 

O Diretor de Gestão Ambiental, Giovanni Assis, orienta o público dos eventos sobre a rotina de cuidados que temos que adotar para garantir que o ambiente seja adequado à sobrevivência humana. “Preservar o Meio Ambiente tem entre seus principais conceitos a preservação da vida humana. Só num ambiente sadio é que o homem pode se desenvolver e viver plenamente”, considerou.

 

Para o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Evercino Moura dos Santos Júnior, a Semana da Água é uma atividade que não se desvincula da rotina da Fundação. “Nesta semana estamos enfatizando pela comemoração ao Dia da Água. Mas nossas atividades vão além das datas constantes de calendários. Temos um trabalho diuturno de preservação, fiscalização e monitoramento, como é o caso do monitoramento da qualidade da água do Lago de Palmas. Também trabalhamos nas diversas bacias que cortam o município, tanto na área rural quanto urbana, e estamos atentos, inclusive em relação às concessões para exploração de recursos naturais. Nosso dever é proteger este patrimônio hídrico que a natureza nos presenteou e do qual não podemos prescindir”, finalizou.

 

Confira a programação:

 

MARÇO AZUL

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA ÁGUA

21/03

14h - Comboio Ambiental

Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales – Setor Morada do Sol

Palestra com o tema: “Águas de Palmas: Conhecer para preservar”

Mobilização dos alunos para ação no Córrego Cipó

 

22/03

9h - Mega plantio no Sussuapara

ETI Padre Josimo Morais Tavares – 301N

Mobilização dos alunos

Plantio de 500 mudas

 

14h - Comboio Ambiental

ETI Padre Josimo Morais Tavares – 301N

Palestra com o tema: “Águas de Palmas: Conhecer para preservar”

Parceiros: Escola de Florestas do SENAR/TO

SEMED; SEISP

 

23/03

9h - Comboio Ambiental/ Plantio

Escola Municipal Crispim Pereira Alencar - Taquaruçu

Palestra com o tema: “Águas de Palmas: Conhecer para preservar”

Ação de Plantio: Ribeirão Taquarussu

Parceiros: Semed; Ong “Espaço Ambiental”

 

24/03

8h - Mutirão de limpeza do Córrego Cipó

ETI Caroline Campelo Cruz da Silva

Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales

Parceiros: Semed, Seisp

Instituto Beneficente Coração e Ação – Conjunto Belo Vale

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES