19/06/2017 às 12h34

Palmas é eleita a cidade número 1 da região Norte em inteligência e conectividade

imagePalmas saiu da 80ª posição em 2015, para 15ª em 2017, um avanço de 65 posições

Palmas saiu da 80ª posição em 2015, para 15ª em 2017, um avanço de 65 posições

Fotógrafo: Aline Batsita

Fechar
image

Fotógrafo: Antônio Gonçalves

Fechar
imagePalmas saiu da 80ª posição em 2015, para 15ª em 2017, um avanço de 65 posições

Palmas saiu da 80ª posição em 2015, para 15ª em 2017, um avanço de 65 posições

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar

Andréia Rcoha

Pelo segundo ano consecutivo, Palmas é a cidade mais inteligente e conectada da região Norte, segundo a avaliação Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems e publicado pela revista Exame, na última sexta-feira, 16. O estudo também apontou que a capital tocantinense vem se destacando no ranking nacional. Em dois anos, Palmas saiu da 80ª posição em 2015, para 15ª em 2017, um avanço de 65 posições.

 

Comparando com as demais capitais da região Norte, Palmas está muito à frente nos quesitos avaliados pelo ranking, que analisa como as gestões municipais aliam tecnologia e inteligência para promover políticas públicas em áreas como meio ambiente e urbanização. Além da Capital mais jovem do País, somente Belém (PA) apareceu na lista, que trouxe as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A capital paraense ficou na 86ª posição, 71 posições atrás de Palmas.

 

Segundo a publicação, as cidades que são destaques no estudo trazem uma característica em comum: “o desenvolvimento econômico vai além da estatística e é pensado de uma maneira mais global.” Para o prefeito Carlos Amastha, a união de todas as secretarias contribui para o avanço da Cidade. “Tudo o que se faz dentro da nossa gestão tem uma marca apenas: que é a Prefeitura de Palmas. Essa transversalidade em prol de cada um dos nossos projetos faz muita diferença. Com esse reconhecimento do Connected Smart Cities, temos a percepção dos nossos avanços e uma medição que traz seriedade e credibilidade à gestão. Vamos continuar avançando e com certeza, em breve, seremos a melhor cidade do Brasil”, declarou o prefeito.

 

Edição 2016

 

No ano passado, Palmas conquistou o 1º no Ranking Geral Região Norte, 1º Mobilidade Região Norte, 1º Urbanismo Região Norte, 1º Saúde Região Norte, 1º Educação Região Norte e 1º Governança Região Norte. No ranking nacional, Palmas ficou entre as 50 primeiras, com 28.883 pontos, o que lhe rendeu a 25ª posição.

 

O Estudo Connected Smart Cities - “Cidades inteligentes e conectadas” considera como quesitos de análise a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, entre outros. Foram 70 indicadores levados em consideração para avaliar mais de 500 cidades brasileiras.

 

Mapeamento

 

Das cinco regiões brasileiras, somente três tiveram todas as capitais listadas no ranking; Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No Nordeste, as capitais São Luís (MA) e Maceió (AL) ficaram de fora da lista. Já no Norte, das sete capitais, somente Palmas (TO) e Belém (PA) foram mencionadas.

 

No Sudeste, as capitais mais bem colocadas foram: São Paulo/SP (1º), Rio de Janeiro/RJ (2º) e Belo Horizonte/MG (3º). No Sul, os destaques foram: Curitiba/PR (1º), Florianópolis/SC (2º) e Porto Alegre/RS (3º).  No Centro-Oeste, Brasília ficou em 1º lugar, seguida de Goiânia/GO (2º) e Cuiabá/MT (3º). Já no Nordeste, as melhores colocações no ranking ficaram com Recife/PE (1º), Salvador/BA (2º) e Fortaleza/CE (3º).

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES