03/04/2018 às 14h16

“Despede um gestor, mas continua uma gestão”, diz Carlos Amastha ao transmitir cargo de prefeito para Cinthia Ribeiro

imageSolenidade aconteceu no Theatro Fernanda Montenegro

Solenidade aconteceu no Theatro Fernanda Montenegro

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar
imageO ato foi marcado pela emoção dos presentes e principalmente por Amastha, que ressaltou o sentimento de dever cumprido

O ato foi marcado pela emoção dos presentes e principalmente por Amastha, que ressaltou o sentimento de dever cumprido

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar
imageAmastha iniciou sua fala destacando que hoje os palmenses têm orgulho de dizer que moram aqui

Amastha iniciou sua fala destacando que hoje os palmenses têm orgulho de dizer que moram aqui

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar

Fernanda Mendonça


O Theatro Fernanda Montenegro foi palco nesta terça-feira, 03, da transmissão oficial do cargo de prefeito de Palmas, com a saída de Carlos Amastha. Quem assume agora a missão de chefiar a gestão municipal é Cinthia Ribeiro, até então vice-prefeita. O ato aconteceu durante sessão solene da Câmara Municipal de Palmas, que contou com a presença dos vereadores, secretariado municipal, autoridades, imprensa e convidados.

 

A solenidade foi marcado pela emoção dos presentes e principalmente de Amastha, que ressaltou o sentimento de dever cumprido frente a gestão durante 5 anos e 3 meses, período em que Palmas saboreou o desenvolvimento sustentável e crescimento acima da média nacional. A transferência atende à Lei Complementar nº 64/1990, que estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências. Amastha é pré-candidato ao Governo do Estado.

 

Em seu último ato de gestão, Amastha iniciou sua fala destacando que hoje os palmenses têm orgulho de dizer que moram aqui. “Foram 63 meses de muitos desafios e progressos. Hoje temos a melhor educação pública do País, com escolas de alto padrão e ensino de excelência. Avançamos muito na assistência à saúde com a implantação de Centros de Saúde e uma série de avanços econômicos”, enalteceu Amastha ao frisar que os projetos e ideia desenvolvidas durante esses anos repercutirão para os próximos 50 anos em prol do desenvolvimento da cidade.

 

Ao falar sobre a educação, Amastha se emocionou e deixou claro seu apreço por essa área. “Sem educação não vamos a lugar nenhum. Quando saio de casa, peço ao motorista que passe na porta da Escola Almirante Tamandaré, na Arse 132, logo após a entrada dos alunos. Eu paro o carro e observo mais de 100 pais de alunos que ficam nas grades do lado de fora observando os seus filhos serem preparados para o futuro. É uma escola que já considero a melhor do Brasil”, enalteceu ao compartilhar o sentimento de que é esse o padrão de escola pública que quer para todos. “Uma escola que produz sua própria energia, a sua merenda, com peixes, hortaliças, cereais. Que tem a sua própria padaria. Que possui uma proposta pedagógica moderna, muita disciplina com a parceria da Marinha, muitos esportes com piscina, ginásio de esportes, muita cultura e muito conteúdo”, pontuou.

 

Saúde

 

Como resultados desses anos de trabalho, feito por quatro mãos, como o próprio Amastha fez questão de destacar, já que a atuação de todos os envolvidos na gestão foi essencial para os bons resultados, Palmas atingiu índices expressivos que servem como espelho para outras cidades. “Palmas é a primeira capital a ter 100% de cobertura na atenção básica e uma saúde de referência, com a implantação de 19 novas unidades de saúde em cinco anos. Temos o maior programa de residência médica municipal do Brasil. Além disso, somos a capital onde mais se pratica esportes e com o menor índice de gordura”, ressaltou Amastha.

 

Valorização

 

Outro ponto destacado por Amastha foi enfrentar o desafio de conseguir fazer Palmas avançar em meio à crise econômica que ainda assola o País e dependência das verbas federais. Para isso a gestão foi buscar novas formas para custear os projetos, com o equilíbrio das finanças, cortes de despesas e cargos comissionados que influenciaram diretamente na valorização dos servidores efetivos. “Aumentamos a folha de pagamento, diminuindo o número de funcionários. Isso significa dizer que pagamos melhor os servidores que tocam a nossa máquina. Realizamos concursos públicos em quase todas as áreas”, informou.

 

Ainda sobre a valorização do quadro de servidores, o Instituto 20 de Maio também ganhou espaço durante o discurso do gestor. “Foram esses servidores, motivados é bem treinados pelo nosso Instituto, que criamos para oferecer do treinamento mais básico até pós-graduação e mestrado, que levaram adiante os projetos. Palmas tornou-se uma cidade sustentável de verdade.”

 

Novo comando

 

Cinthia Ribeiro assume a gestão municipal até 31 de dezembro de 2020.  “Eu acredito na capacidade da prefeita Cinthia de continuar realizando essa travessia rumo ao futuro. Pelo seu preparo, sua habilidade de conciliar e sua vontade de acertar. Palmas está em boas mãos”, finalizou Amastha.

 

“Este momento é marcante na minha vida e na vida da cidade. Nos últimos dois anos eu venho me dedicando a estudar e conhecer a gestão e toda a complexidade que cerca esta fascinante cidade que nós escolhemos para viver e construir vidas. Palmas tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano do País”, destacou a prefeita Cinthia.

 

Ainda conforme a prefeita em relação ao que se tem feito em prol da cidade, tudo está bem definido, planejado, testado e aprovado. “É hora de ampliar, avançar e consolidar. E estas serão as minhas marcas como gestora”, finalizou.

 

Autoridades

 

Entre as autoridades presentes na cerimônia de posse estavam o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier; o defensor público-geral Murilo da Costa Machado; o presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires; os deputados estaduais Ricardo Ayres, Paulo Mourão e Olyntho Neto; o presidente da Associação Comercial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale; o capitão de Fragata dos Portos do Araguaia e Tocantins, Cláudio Alberto Teixeira Ramos; o comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, tenente-coronel Athos Roberto Souza; a vice-presidente da Ordem dos Advogados (OAB) Seccional Tocantins, Lucélia Sabino; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, Silvan Portilho; o presidente da Federação do Comércio do Tocantins Fecomércio, Itelvino Pisoni; além de líderes de associações comerciais, lideranças religiosas locais e políticas de Palmas e cidades vizinhas.

 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES