13/03/2017 às 12h52

Acadêmicos do MT visitam aterro sanitário de Palmas nesta quarta, 15

image

Fotógrafo: Arquivo

Fechar
image

Fotógrafo: Arquivo

Fechar
image

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar

Redação Secom

O Aterro Sanitário de Palmas recebe nesta quarta-feira, 15, alunos dos cursos de Controle Ambiental e Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa, para conhecer um pouco mais sobre o trabalho que é realizado no local.

 

A visita terá início às 8h30 e os estudantes irão conhecer, primeiramente, o Museu do Lixo. Em seguida, os visitantes irão para a área de operação, local onde os resíduos são compactados e cobertos. Depois, será o momento de conhecer as três lagoas anaeróbias, e posteriormente, a criação de peixes na fonte do aterro.

 

De acordo com responsável técnico pelo Aterro e idealizador do projeto, João Marques, a ideia de receber visitantes surgiu a partir da grande demanda de alunos de escolas e universidades que o procuravam para visitar o local e conhecer um pouco mais do aterro. “O objetivo é mostrar a importância em se construir um local onde o tratamento do lixo esteja em harmonia e equilíbrio com a natureza”, disse ele, destacando que em 2016 recebeu mais de vinte caravanas. Para agendar visitas, basta ligar no fone (63) 2111-0612.

 

O aterro sanitário da Capital está localizado em uma área de 92.14 hectares, sendo que 40% dessa área está sendo utilizada. O local recebe em média 260 toneladas de lixo por dia e atende a Lei 12.305/2010 que determina o fim dos lixões no País.

 

O aterro conta ainda com uma barreira natural em todo seu perímetro, com 4.500 mudas de eucaliptos, o que evita a geração de odor no espaço.

 

No local ainda há a sede administrativa, onde está o Museu do Lixo, criado em 2009, com objetos e peças curiosas retiradas do lixo, como máquina de escrever, celulares antigos, LPs, além de imagens de santos, fotografias da fauna e flora encontradas na área do aterro. 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES