20/03/2017 às 12h11

Ecoponto - pneus inservíveis têm destino certo em Palmas

image

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
image

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
image

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Wédila Jácome

A grande preocupação deste século é dar a destinação correta para aquilo que é descartado pela população. No quesito da logística reversa de pneus, Palmas sai à frente de muitas cidades que ainda não possuem um local adequado para destinação de pneus em desuso. 

 

O Ecoponto, localizado na NS-10, na 1110 Sul, recebe por mês mais de 150 toneladas de rodas de borrachas provenientes de borracharias, lojas do segmento e de particulares conscientes em dar uma destinação correta ao material que não serve mais para ser utilizados nos veículos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

O Ecoponto, implantado há quatro anos, foi a solução encontrada pela Prefeitura de Palmas para reduzir os índices da dengue, uma vez que os pneus quando descartados de qualquer maneira são grandes poluidores do meio ambiente e responsáveis pela proliferação dos criadouros do Aedes Aegypt. Além de ser um aliado contra a dengue, o local facilita o cumprimento da Lei 12.305, que institui o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, e estabelece a logística reversa do pneu.

 

A logística reversa obriga os fabricantes e importadores de pneus a recolhê-los e reutilizá-los de outras formas. Os distribuidores, revendedores, reformadores e consumidores finais também são corresponsáveis pela coleta dos pneus usados. Sendo assim, as oficinas que fazem a venda de pneus recolhem o material e levam-no aos ecopontos.

 

Em Palmas, as indústrias, que ficam em São Paulo, Brasília e Goiás, mandam suas cooperativas buscarem o material no Ecoponto. Por semana saem em média quatro caminhões carregados de pneus que seguem para empresas de trituração e picotagem cadastradas, a fim de serem reaproveitados na fabricação de outros produtos.

 

A prefeitura é responsável pelos custos de operacionalização do Ecoponto. O município não recolhe pneus nas borracharias e nem faz o transporte dos materiais em desusos às fabricas.

 

Para o lixólogo João Marques, os pneus também podem ser aproveitados em peças de artesanato pela sociedade palmense. “Pessoas interessadas em pegar pneus no Ecoponto para trabalhos artesanais ou outras atividades podem procurar a direção do local e assinar um documento, justificando a necessidade do material e se comprometendo a dar a devida destinação”.

 

Fiscalização

 

O coordenador do Ecoponto, Adeluzio Azevedo, conta que nos últimos anos o trabalho da fiscalização referente ao Código de Postura do Município nas borracharias foi fundamental para conscientização do segmento para dar o descarte correto aos pneus. “É raro hoje vermos pneus jogados em lotes baldios, mas isso era comum em outro tempo”.

 

No início do ano, a prefeitura fez uma reunião com praticamente todos os proprietários de borracharia da cidade, quando foram mais uma vez orientados sobre o Ecoponto, e que o armazenamento dos pneus devam ficar dentro do lote e devidamente cobertos, para não acumular água.

 

A multa para quem agride o meio ambiente, jogando pneus em logradouros públicos, varia entre R$ 100,00 a R$ 2.000,00. Valores repassados pelo Diretor de Fiscalização Urbana, Emerson Parentes. “Nossos agentes de fiscalização estão diariamente nas ruas, a fim de garantir o cumprimento e respeito à lei. Notificamos os infratores, tanto empresas quanto cidadão, e, em caso de reincidência, o infrator é autuado, podendo o estabelecimento ser embargado”.

 

Denúncias quanto à ilegalidade do descarte de pneus podem ser feitas por meio da Ouvidoria do Município, pelo 0800-64-64-156.

 

Portal do Contribuinte

Neste local você encontra os serviços prestados pela Secretaria de Finanças.

Nota Fiscal Palmense

Este é o serviço de Nota Fiscal Eletrônica disponibilizado pela Prefeitura de Palmas.

Serviços

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES