22/06/2017 às 14h36

Capital já tem 91 ônibus climatizados e com acessibilidade

imageEntregues pelo prefeito Carlos Amastha nesta quinta-feira, 22, os 19 novos ônibus climatizados e adaptados com elevador para cadeirantes

Entregues pelo prefeito Carlos Amastha nesta quinta-feira, 22, os 19 novos ônibus climatizados e adaptados com elevador para cadeirantes

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar
imageOs ônibus são monitorados por GPS

Os ônibus são monitorados por GPS

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar

Juliana Matos



Entregues pelo prefeito Carlos Amastha nesta quinta-feira, 22, os 19 novos ônibus climatizados e adaptados com elevador para cadeirantes. Esses veículos completam os 91 ônibus em circulação em Palmas com ar condicionado e garantem 100% de acessibilidade ao sistema de transporte público coletivo.



A frota, segundo informou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Palmas (Seturb), Antonio Silva Junior, possui atualmente 200 ônibus e também receberá a implantação de um sistema de biometria facial dos usuários para fiscalização de fraudes de cadastros isentos por lei, como pessoas com deficiência e idosos, e para vigilância do sistema.



Ele frisou que todos os ônibus atualmente são monitorados por GPS e que esse recurso constata que 98,9% dos itinerários são cumpridos. "O aperto que o prefeito tem feito nos estimula a crescer e buscar coisas melhores para nossa cidade. Antes íamos a Goiânia (GO) para buscar referências e hoje nós podemos dizer que, diferentemente da capital goiana, que não tem nenhum ônibus climatizado, nós somos referência porque temos quase 50% da nossa frota com ar condicionado", ressaltou.

 

 

Reajuste

 


Sobre o reajuste tarifário do transporte coletivo, que começa a ser cobrado no próximo dia 26, Amastha afirmou que Palmas avançou muito em transporte público nos últimos sete anos sem refletir demasiado em custos para a população. Isso porque foi reajustado em sete anos 40%, o que não reflete o reajuste inflacionário do período, apesar dos investimentos e tecnologias adquiridas. "Palmas foi a cidade que menos reajustou sua tarifa de ônibus, mas isso é uma mostra de que segurando  ao máximo o reajuste, através do trabalho brilhante do nosso Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, podemos avançar. Não tem que ter desculpa de que as coisas não podem ser feitas. A população sabe que não é a prefeitura quem reajusta. Temos um conselho que discute e reajusta com base em uma planilha que mostra o que queremos de avanço, de melhoria e que precisa cobrir custos de insumos, combustíveis e salários, etc. Nenhuma planilha é tão transparente."

 


O secretário executivo do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Palmas e membro do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Palmas, Jocélio Santos, afirmou que a população é consciente dos benefícios que têm chegado à cidade e ressaltou mais investimentos. "As estações também passarão por melhorias, com reformas e ampliações. Adotaremos este padrão autossustentável e com informações digitais para que nosso usuário consiga ficar bem informado e com acesso a um transporte de qualidade."

 

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES