14/07/2017 às 15h02

Não depredar lixeiras públicas evita prejuízos ao patrimônio público e contribui para a limpeza da cidade

imageOs atos de vandalismo têm gerado prejuízos ao poder público, nesta semana 28 lixeiras foram depredadas

Os atos de vandalismo têm gerado prejuízos ao poder público, nesta semana 28 lixeiras foram depredadas

Fotógrafo:

Fechar
image Além da limpeza regular de toda a cidade, com a varrição de ruas, coleta de lixo doméstico, a Prefeitura de Palmas desenvolve ações permanentes, como o Coleta Palmas

Além da limpeza regular de toda a cidade, com a varrição de ruas, coleta de lixo doméstico, a Prefeitura de Palmas desenvolve ações permanentes, como o Coleta Palmas

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar
imagePalmas possui atualmente 3 mil lixeiras e 2,5 mil contêineres azuis

Palmas possui atualmente 3 mil lixeiras e 2,5 mil contêineres azuis

Fotógrafo: Antônio Gonçalves - Arquivo Secom Palmas

Fechar

Fernanda Mendonça


Desafio para a maioria das cidades brasileiras, a limpeza e conservação das ruas e locais públicos não é atribuição exclusiva do poder público, mas dependem também da consciência e contribuição de toda população. Em Palmas não é diferente. Com a chegada do período de férias, os locais públicos registram um grande fluxo de pessoas, e com isso os cuidados com a conservação desses espaços devem ser redobrados, especialmente considerando que o descarte de lixo em locais públicos, além de ser crime – previsto no Código Penal Brasileiro -, também causa danos ao meio ambiente, contribui para o entupimento de bueiros e a proliferação de doenças. 



Conforme a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Palmas possui atualmente 3 mil lixeiras comuns e 2,5 mil contêineres azuis, todos confeccionados em plástico polietileno (que é mais resistente, inclusive a altas temperaturas).


Importante destacar que os contêineres não são destinados ao descarte de resíduos de construções. Nesse caso, o cidadão deve solicitar o serviço a uma empresa especializada. A capacidade total de cada contêiner é de 450 quilos. Caso o morador queira denunciar o descarte irregular desse tipo de resíduo, é só entrar em contato com a secretaria pelo número  (63) 2111-0628 ou pela linha da Ouvidoria: 0800 6464 156.

 

 

 

Danos, proibições e punições

 


Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Nivardo Tavares, na madrugada de quarta-feira, 12, 28 lixeiras instaladas nas NS-02 e NS-04 foram destruídas. Equipes da secretaria estão fazendo a substituição do que foi quebrado. Somente a reposição dessas lixeiras custará ao Município R$ 5,5 mil. 


De acordo com o Código de Posturas do Município de Palmas, é dever da população cooperar com a Prefeitura na conservação e limpeza da cidade. Ainda conforme o código, é proibido prejudicar de qualquer forma a limpeza dos passeios e logradouros públicos em geral ou perturbar a execução dos serviços de limpeza dos referidos passeios e logradouros.



É vedado também o descarte de qualquer tipo de resíduo em local público e queima de lixo em quintais. Este deve ser devidamente acondicionado para descarte em lixeiras e posterior recolhimento pelas equipes de limpeza da Prefeitura.



Já o Código Penal Brasileiro inclui também a punição a danos provocados ao patrimônio público. Caso a pessoa seja identificada, a pena varia entre seis meses a três anos de prisão e/ou pagamento de multa.

 

 

Coleta Palmas

 

 

 

Além da limpeza regular de toda a cidade, com a varrição de ruas, coleta de lixo doméstico, galhadas e afins, a Prefeitura desenvolve ações permanentes, como o Coleta Palmas, programa de coletiva seletiva de materiais recicláveis, como papel, plástico e metais. 



São 26 pontos de coleta distribuídos em todas as regiões da cidade, divididos em três tipos. O primeiro deles é composto por seis Estações de Coleta, que terão quatro contêineres para que sejam depositados plásticos, papéis e metais.  O segundo é formado por 11 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que contarão com dois contêineres azuis para a separação e coleta de resíduos secos. E por fim o terceiro tipo, que terá nove pontos com caçambas tira-entulho. Além disso, também haverá uma Estação de Coleta Itinerante, que percorrerá todos os grandes eventos de Palmas, incentivando à correta separação de resíduos.



 A previsão é de que ainda neste mês os pontos de coleta sejam ampliados para 30 locais. Caso a cidadão tenha interesse em ter um ponto desses próximos a sua casa, é preciso solicitar via ofício à Fundação Municipal de Meio Ambiente, para que uma equipe técnica analise a viabilidade da instalação.

 

 

O Coleta Palmas é uma iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente, encampada pela primeira-dama Glô Amastha, em parceria com as secretarias municipais da Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos, Energias Renováveis, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fundação de Juventude além da própria Cooperan, Ascampa e Associação Tocantinense de Empresas Transportadoras de Entulhos, Reciclagem e afins (Asteter).


Edição: Lorena Karlla

 

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES