20/04/2017 às 12h36

Ironman contará com serviço de saúde integrado

imageOs serviços de saúde estarão à disposição dos atletas durante todo o evento

Os serviços de saúde estarão à disposição dos atletas durante todo o evento

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar

Redação Semus

Uma força tarefa da saúde atuará durante o IronMan 70.3 que acontece neste domingo, 23, na Praia da Graciosa. A estrutura do evento terá os serviços do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), que conta com profissionais dos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Semus e Sesau, com serviço 24 horas, monitorando e respondendo as ações de interesse em saúde pública que possam vir a ocorrer por ocasião de eventos de grande porte.

 

“Os Cievs municipal e estadual vão monitorar o todo o evento juntamente com as equipes de saúde ambiental, saúde do trabalhador e vigilância sanitária. Esse trabalho de parceria é fundamental, pois se ocorrer qualquer problema relacionado à saúde desde o surto de uma doença transmitida por alimento (DTA) a um incidente com um participante, teremos condições de agir de forma rápida”, destaca a responsável técnica do Cievs da Semus, Ana Paula Marques, adiantando que a base de apoio das equipes de saúde será o Centro de Informação da Sesau, uma vez que vão monitorar possíveis entradas de pacientes em hospitais públicos e particulares e nas Unidades de Pronto Atendimento, que tenham relação com o evento.

 

Ana Paula ressalta que as equipes de saúde ambiental estarão atentas quanto à qualidade da água que será consumida, e da saúde do trabalhador fará o monitoramento de como está sendo montada a estrutura, se há riscos para os trabalhadores ou para a população, além de fiscalizar junto com a Vigilância Sanitária os equipamentos de segurança e de proteção individual e uniformes.

 

Vigilância

De olho nos estabelecimentos que fornecem alimentação durante o IronMan 70.3, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) vai desenvolver ações de fiscalização, monitoramento e controle com o objetivo de  reduzir os fatores de risco e promover a segurança alimentar dos atletas, organização e público durante o evento esportivo.

 

De acordo com o gerente da Visa, Márcio Trevisan, estão sendo monitorados, além da cozinha industrial, que fará a alimentação para os atletas e equipe da organização, os restaurantes locais, os food trucks e ambulantes que estarão comercializando alimentos na Praia da Graciosa. “A cozinha industrial está sendo inspecionada desde que entrou com o projeto na Visa, mas todos que estiverem comercializando alimentos no local serão monitorados. Além disso, vamos também nos hotéis que esses atletas estiverem hospedados”, destaca Trevisan.

 

O trabalho da Vigilância consiste em verificar se os comerciantes estão cumprindo as normas sanitárias para execução das atividades, avaliando desde a higienização do entorno dos locais até a uniformização e utilização de equipamentos de segurança dos trabalhadores.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES