12/01/2018 às 18h05

Estudantes universitários iniciam imersão no SUS de Palmas neste domingo, 14

imageProjeto é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS

Projeto é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Semus

  

Um total de 40 estudantes de cursos na área de saúde, tanto do Tocantins quanto de outros estados, iniciam neste domingo, 14, uma imersão teórica, prática e vivencial na rede municipal de saúde. Trata-se de mais uma edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que encerra no próximo dia 23.

 

 

Nesses dez dias, os estudantes que ficarão alojados na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo farão visitas a alguns Centros de Saúde da Comunidade como o CSC José Hermes Damaso, no Setor Sul, CSC da Arso 111 e CSC Valéria Martins (Arse 122); neste último eles farão junto com uma equipe de saúde da família, visitas domiciliares.

 

 

Os estudantes também conhecerão o Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Núcleo de Assistência Henfil e as Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul. Também estão previstas visitas a aldeia indígena Salto Xerente em Tocantínia, a estabelecimentos públicos de saúde de Porto Nacional, à casa da Dona Romana em Natividade, ao Aterro Sanitário de Palmas, aos hospitais públicos na Capital, a ocupações urbanas, além de realizar um mutirão agroecológico no Assentamento São João.

 

 

 

De acordo com a enfermeira Mariane de Melo Costa que faz parte da comissão organizadora, essa imersão possibilita aos estudantes um novo olhar em relação ao SUS. “O objetivo é que esses futuros profissionais conheçam a realidade do SUS antes do processo de formação e que eles desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo, além da troca de experiências e do fortalecimento do SUS que essa vivência proporciona”, ressalta Mariane informando que dos 40 estudantes, dez são de outros estados e os demais são oriundos de instituições públicas e particulares do Tocantins, abrangendo os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia e Assistência Social.

 

 

Projeto

 

 

O VER-SUS é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS. O projeto é desenvolvido por estudantes universitários em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES