12/03/2018 às 17h24

Prefeito de Teresina (PI) conhece e parabeniza modelo de organização da rede de saúde de Palmas

imagePrefeito de Teresina, Firmino Filho, também conheceu a estrutura do Ambulatório Municipal de Atenção Básica (Amas) Dr. Eduardo Medrado

Prefeito de Teresina, Firmino Filho, também conheceu a estrutura do Ambulatório Municipal de Atenção Básica (Amas) Dr. Eduardo Medrado

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar
imagePara Firmino, Palmas está dando grandes exemplos em várias áreas ao mesmo tempo

Para Firmino, Palmas está dando grandes exemplos em várias áreas ao mesmo tempo

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageFirmino conheceu toda a estrutura da UPA Norte, serviços oferecidos, aparelhos e equipamentos de alta tecnologia

Firmino conheceu toda a estrutura da UPA Norte, serviços oferecidos, aparelhos e equipamentos de alta tecnologia

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar

Juliana Matos


 

Em busca de saber mais sobre o modelo de organização da rede de saúde de Palmas, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, assistiu na manhã desta segunda-feira, 12, no Instituto 20 de Maio, a apresentação sobre mudanças na estrutura da Atenção Básica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que garantiram o fim de longas filas de espera por consultas especializadas na Capital.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes, a criação de regiões de saúde e a evolução das antigas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os atuais Centros Comunitários de Saúde (CSC) permitiram à gestão mudar o modelo de regulação e oferta de médicos especialistas na rede municipal. Com isso, os próprios CSC passaram a ofertar à comunidade da Capital especialistas referenciados para cada região de saúde. Das 33 especialidades existentes na Capital, que costumavam realizar atendimento apenas em policlínicas ou no antigo Centro de Especialidades de Palmas (Cecep), em 15 delas a fila de espera foi zerada. Em alguns casos, a fila de espera por especialista, que chegava a oito meses, não passa de duas semanas, segundo o secretário.


Outra estratégia relatada, e que deixou o prefeito visitante impressionado, foi a criação da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), o que garantiu a Palmas um sistema de saúde integrado a um sistema de fomento à pesquisa, a exemplo do que países como Inglaterra e Canadá já desenvolveram. Segundo o secretário Nésio Fernandes, a estratégia, somada a outras mudanças implementadas na organização da rede municipal de saúde,  garantiram à universalização do atendimento básico e a resolução efetiva para 85% das demandas de saúde nos próprios CSC.

 

Amas

 

O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, conheceu ainda nesta segunda-feira, 12, a estrutura do Ambulatório Municipal de Atenção Básica (Amas) Dr. Eduardo Medrado e conferiu o relato satisfeito da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de que o controle e agendamento de consultas especializadas e pequenos procedimentos na unidade garantem qualidade no atendimento e fluxo regular de pacientes que não enfrentam fila de espera ao chegarem à unidade. “São agendados até quatro pacientes para o período de uma hora o que garante tempo suficiente para atendimento e evita que pacientes esperem muito tempo, já que são orientados a chegar no horário agendado”, explicou o secretário municipal de saúde, Nésio Fernandes.

 

UPA

 

Outra unidade que recebeu a visita de Firmino Filho foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. Acompanhado do prefeito Carlos Amastha e do secretário Nésio Fernandes, Firmino conheceu toda a estrutura da unidade, serviços oferecidos, aparelhos e equipamentos de alta tecnologia. “Existe uma característica em comum nesses projetos que é o fato de serem projetos diferentes e inovadores que rompem a inércia da gestão pública tradicional. O prefeito Amastha está de parabéns por construir essa inovação. Para ver a inovação no Brasil não precisamos ir ao Centro-Sul ou ao eixo Rio Janeiro e São Paulo, mas podemos ver em cidades como Palmas, que está dando grandes exemplos em várias áreas ao mesmo tempo”, reforçou.

 

Por sua vez, Amastha agradeceu a visita e destacou que essa troca de experiência e ideias é muito importante para o fortalecimento das instituições. “O resultado de todo nosso trabalho é perceptível. Há tanta gente migrando para a saúde pública e satisfeita com o nível de atendimento, qualidade e agilidade prestada ao cidadão. Com tudo isso, Firmino já está marcando para que o secretário de saúde de Teresina venha a Palmas para oxigenar a ideia e entender todo esse trabalho que a gente vem fazendo, porque a gestão pública não pertence a ninguém, mas a todos os brasileiros”, finalizou. 



 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES