21/05/2018 às 16h13

Centro de Saúde da Comunidade abre as portas no domingo e atende mais de 300 usuários do SUS

imageDurante os atendimentos, o secretário de Saúde, Wisllay Bastos esteve acompanhando

Durante os atendimentos, o secretário de Saúde, Wisllay Bastos esteve acompanhando

Fotógrafo: Milena Botelho

Fechar

Redação Semus


 

De portas abertas neste último domingo, 20, data que se comemorou o Aniversário de 29 anos de Palmas, a equipe do Centro de Saúde da Comunidade Laurides Milhomem, situada no Jardim Aureny III, se reuniu em grande mutirão para atender mais de 300 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.


O evento fez parte do esforço da atual gestão municipal em oferecer assistência a toda população da cidade, expandindo dessa forma o acesso à Saúde Pública. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da unidade de saúde, fez o levantamento das demandas de consultas e exames da população local e convidou os usuários para comparecer no Centro para receber os atendimentos. Durante o evento, a equipe multiprofissional da unidade ofereceu várias ações e serviços voltados à saúde, e também a prevenção com estímulo à adesão de hábitos saudáveis na alimentação e em atividades físicas regulares.


A moradora do Jardim Aureny III, Josefa Mariano da Silva é doméstica e trabalha o dia todo, e por muitas vezes pensou em vir ao Centro de Saúde para fazer o exame de prevenção, mas pela correria do dia, nunca tinha tempo. “O atendimento neste domingo foi muito bom. Consegui fazer a consulta com o médico, fiz o exame preventivo e ainda o teste rápido, estou muito satisfeita”, disse a usuária.


O secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, acompanhou parte da programação da unidade. Na ocasião, conversou com os pacientes e também com a equipe. Passando de sala em sala, o secretário observou os atendimentos e também a estrutura da unidade. “É gratificante ver o entusiasmo da equipe que hoje se dispôs a estar aqui atendendo com atenção e cuidado a comunidade. Mas vejo que este Centro de Saúde precisa de receber urgente alguns ajustes importantes em sua estrutura física, para melhor atender as demandas da região”, observou justificando que tomará providências para que em breve as reformas sejam feitas.


No Mutirão foram realizados 20 exames de Prevenção de Câncer do Colo Uterino (PCCU), 20 testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, 30 atendimentos de Auriculoterapia, 35 gestantes tiveram acompanhamento médico e realizaram consultas de pré-natal, 64 consultas médicas.  Ainda pela manhã, quem passou pela unidade de saúde participou de atividades de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação neurológica, vacinação dentre outras.


Para as crianças da região houve avaliação de crescimento e desenvolvimento e a confecção de cartões de vacina, orientações de higiene bucal e muitas atividades lúdicas.


O profissional de educação física, Bruno Villarreal, residente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família elaborou uma série de atividades aeróbicas e de treino funcional logo na entrada da unidade. “Foi mais um dia muito gratificante. Somos direcionados a cuidar do paciente de forma integral, a olhar para a pessoa ao invés de focar apenas nas doenças e hoje tivemos o prazer de fazer parte desse movimento promovido pela equipe do Laurides”, disse Bruno Villarreal. 

 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES