12/09/2018 às 15h22

Teste rápido pode ser feito nos Centros de Saúde da Comunidade

image A previsão é que na próxima quinta-feira, 19, os que ainda faltam passar pelo treinamento, façam o curso, concluindo assim, o cronograma da capacitação da testagem rápida

A previsão é que na próxima quinta-feira, 19, os que ainda faltam passar pelo treinamento, façam o curso, concluindo assim, o cronograma da capacitação da testagem rápida

Fotógrafo: Igor Flávio

Fechar

Redação Semus


Quase 100% dos Centros de Saúde da Comunidade da rede de saúde de Palmas já estão realizando o teste rápido para detectar o HIV e Hepatites Virais. Dos 34 centros de saúde, apenas alguns técnicos da unidade do Jardim Taquari ainda não foram capacitados. A previsão é que na próxima quinta-feira, 19, os que ainda faltam passar pelo treinamento, façam o curso, concluindo assim, o cronograma da capacitação da testagem rápida.

 

O curso é ministrado por uma equipe composta por médicos, enfermeiros e psicólogos para os técnicos de enfermagem da rede. A capacitação consiste em 20 horas na modalidade presencial (teoria e prática), mas os formandos ainda participam do curso teórico com carga horária de 92 horas, pela plataforma Telelab do Ministério da Saúde.

 

Segundo a enfermeira Regina Rodrigues, que é uma das especialistas da Secretaria Municipal de Saúde, Palmas avançou significativamente nas políticas de enfrentamento de IST/Aids ao ofertar o teste rápido em todas as unidades da Atenção Primária. “Agora, o nosso grande desafio será conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer o teste para se em caso da detecção de alguma doença, o tratamento seja feito com mais agilidade”, explica a enfermeira.

 

Para a coordenadora de Educação Permanente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Socorro Sarmento, a capacitação busca agilizar o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção do HIV, hepatites virais (B e C) e da sífilis para a população, principalmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade social. “Os testes sorológicos exercem papel importante na redução da epidemia global de patologias como HIV, sífilis e hepatites virais, pois são ferramentas simples, de fácil execução e interpretação, inclusive fora do ambiente laboratorial, desde que sejam realizados por profissionais habilitados para a metodologia”, lembra.

 

Com a capacitação dos profissionais, a secretaria pretende aumentar a oferta de serviços para o TRD de HIV, sífilis e o aconselhamento de IST/Aids. “O TRD é importante porque permitirá fazer o teste em todas as gestantes, em pacientes com tuberculose e a testagem em usuários de procura espontânea na rede municipal de saúde”, destaca enfermeira Regina, acrescentando que com o diagnóstico positivo o paciente pode, dependendo do agravo, realizar exames complementares e ser tratado imediatamente no CSC ou, se precisar, ser encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado em IST/Aids do Município e iniciar o tratamento mais rapidamente.

 

São destaques nas aulas teóricas, a história natural da doença, vias de transmissão, tratamento e prevenção e a correta utilização dos testes rápidos, importância dos procedimentos de biossegurança, controle de qualidade dos testes e abordagem do paciente (orientação pré e pós-teste). Documentos necessários para a realização da metodologia (Procedimentos Operacionais Padrão, Ficha de Controle de Estoque, Folha de Trabalho e Laudo dos resultados)

 

Já as aulas práticas compreendem o próprio Teste Rápido Diagnóstico para HIV, o teste rápido de triagem para sífilis e hepatites B e C. Além disso, promover o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais da Rede.

 

 




(Edição e postagem: Lorena Karlla)

 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES