14/09/2018 às 11h59

CSC da Arno 41 realiza ação para vacinar adolescentes contra o HPV e realizar exames preventivos em mulheres

imageMeninas a partir dos 9 anos já podem ser imunizadas contra o HPV

Meninas a partir dos 9 anos já podem ser imunizadas contra o HPV

Fotógrafo: Igor Flávio

Fechar

Redação Semus

O Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arno 41 realiza neste sábado, 15, das 9 às 13 horas, uma Ação contra o HPV para vacinar meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além disso, serão entregues os resultados de exames de Prevenção de Câncer de Colo do Útero (PCCU) que tiveram alterações e ainda haverá coleta de novos exames preventivos.

 

 

De acordo com a coordenadora da unidade, Janaína Paredes, durante a semana, os agentes comunitários de Saúde fizeram uma mobilização junto aos moradores e folders foram distribuídos na recepção da unidade. “Esperamos vacinar entre 40 a 45 adolescentes contra o HPV e os médicos estarão aqui para fazer avaliação médica junto às pacientes que tiveram alterações em seus exames preventivos. E claro, as mulheres da região que ainda não fizeram o exame preventivo podem vir aqui para fazermos essa coleta”, explica a coordenadora.

 

 

Saiba mais

 

O HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A vacinação é recomendada para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

 

 

O exame de Prevenção de Câncer do Colo do Útero (PCCU), também conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico que serve para detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. O exame deve ser realizado uma vez por ano em mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos.







(Edição e postagem: Inez Freitas) 

 

 

 


 

(Edição e postagem: Inez Freitas) 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES