09/10/2018 às 12h04

Outubro Rosa e Novembro Azul: Unidades realizam ações de prevenção e promoção à saúde de homens e mulheres

imageO foco das ações é prevenir cânceres de mama, colo de útero e de próstata

O foco das ações é prevenir cânceres de mama, colo de útero e de próstata

Fotógrafo: Igor Flávio

Fechar

Redação Semus

Ações de promoção à saúde e prevenção aos cânceres de colo de útero, de mama e de próstata, os que mais acometem mulheres e homens, respectivamente, serão realizadas durante o mês de outubro e novembro em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) na Capital. A abertura oficial da programação do Outubro Rosa - Novembro Azul foi realizada na manhã desta terça-feira, 09, no CSC da Arne 53, com roda de conversa com o tema O que a mulher precisa saber?, oferta de exame citopatológico e solicitação de mamografia, orientações e realização de testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

De acordo com a superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs), Veruska Veras, o foco é a prevenção. “No âmbito da saúde, os meses de outubro e novembro são voltados para a prevenção dos cânceres que mais acometem mulheres e homens, sendo outubro voltado para o público feminino e novembro ao masculino. Este ano resolvemos intensificar essa prevenção nos dois meses para ambos os públicos, com ações voltadas tanto para mulheres quanto para homens e cada centro de saúde terá sua programação específica, algumas já estão fechadas e outras estão sendo articuladas e serão amplamente divulgadas”, ressalta.

 

Ainda de acordo com a superintendente, todas as terças-feiras do mês de outubro e novembro, os 34 CSCs realizarão exames Preventivos de Câncer de Colo de Útero (PCCU), exames de mamas e encaminhamentos para mamografias nos casos que se fizerem necessários, oferta de teste rápido, orientações sobre prevenção do câncer de mama, colo de útero e de próstata e outras atividades educativas.

 

 

Outras atividades

 

Nos dias 16 (a partir das 18 horas), 19 e 26 (ambos manhã, tarde e noite), o CSC Loiane Moreno (Arse 24) fará coleta de PCCU, exame das Mamas e ações de Educação em Saúde.

 

No dia 17, o CSC Albertino Santos (Arse 101) fará um café da manhã e realizará coleta de PCCU (o dia todo), palestra na sala de espera, testes rápidos e auriculoterapia.

 

Já o CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV) definiu os dias 11, 18 e 28 de outubro para realizar coletas de PCCU nos períodos da manhã e à tarde; e os dias 15 e 23 à noite. No mesmo setor, o CSC Novo Horizonte fará nos dias 09, 16 e 30, mutirões de coleta de PCCU e palestras sobre os cânceres de colo de útero e mama e solicitação de mamografia.

 

O CSC José Lúcio (Lago Sul) realizará ações educativas na sala de espera e realização de PCCU, testes rápidos e solicitação de mamografia ao público-alvo. Ações que serão intensificadas no Dia D previsto para o dia 20 (sábado).

 

No dia 22 (segunda-feira), a partir das 8 horas, o CSC da Arno 44 realiza o Dia D do Outubro Rosa com coleta de PCCU, oferta de testes rápidos e de exames de ultrassonografia e mamografia, auriculoterapia, além de palestras sobre os cânceres que mais acomete o público feminino e sobre alimentação saudável.

 

Já o CSC da Arno 41 fará uma programação na noite do dia 25 (quinta-feira) e na manhã do dia 26 (sexta-feira), com palestra durante a sala de espera sobre câncer de colo de útero e de mama e  realização de exames preventivos e oferta de mamografias, realização de testes rápidos, orientação em saúde bucal e avaliação odontológica, rodas de conversa e auriculoterapia e Dia da Beleza.

 

 

(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES