14/09/2018 às 09h36

Egressos do Resolve Palmas Jovem comemoram experiência enriquecedora de trabalho

imageEstudante de Relações Internacionais da UFT, Hugo Rafael Soares, 21 anos, trabalhou 16 meses no Resolve Palmas JK como aprendiz

Estudante de Relações Internacionais da UFT, Hugo Rafael Soares, 21 anos, trabalhou 16 meses no Resolve Palmas JK como aprendiz

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageEstudante de Ciências Contábeis, Amanda Silva, 20 anos, trabalha atualmente como aprendiz no Resolve Palmas da JK

Estudante de Ciências Contábeis, Amanda Silva, 20 anos, trabalha atualmente como aprendiz no Resolve Palmas da JK

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Juliana Matos

 

“Tudo que faço aqui aprendi no Resolve Palmas. Foi a primeira oportunidade que tive. Graças a Deus foi uma experiência muito importante, me ajudou a não ter dificuldades no meu primeiro emprego de carteira assinada”, disse Kelly Pereira Lima, 20 anos. Este é o depoimento da recepcionista de uma empresa de revenda de produtos para laboratórios de análises clínicas em Palmas que depois de 15 meses desempenhando funções de aprendiz no Resolve Palmas da Avenida JK conseguiu seu primeiro emprego.

 

“A experiência no Resolve Palmas foi muito boa. Foi uma experiência bem completa, passei por vários setores. Assim que saí já consegui uma vaga de estágio na Secretaria de Finanças de Palmas, onde tenho aprendido muito também. Para minha formação toda essa experiência tem sido maravilhosa”, disse o estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins Hugo Rafael Soares, 21, que trabalhou 16 meses no Resolve Palmas JK como aprendiz da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), parceira do serviço.

 

Atualmente 150 jovens aprendizes colaboram no atendimento ao público nas três unidades do Resolve Palmas, que concentram dezenas de serviços municipais e de parceiros.  Esses aprendizes são contratados graças ao Programa Resolve Palmas Jovem, instituído pela parceria da Secretaria Municipal da Casa Civil e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

 

Como participar

 

Para participar do Programa, os jovens devem ter idade entre 16 e 21 anos, devem estar devidamente matriculados em escola ou universidade, apresentar  RG, CPF e carteira de trabalho e devem ainda fazer a inscrição por este  site Em seguida, deverão aguardar os processos de triagem e seleção, conforme abertura de vagas.

 

Todos os selecionados exercem funções supervisionados administrativas e de atendimento ao público.  “Assim que entram, os aprendizes participam de um curso de básico onde recebem instruções sobre vários temas que vão desde ética, cidadania, legislação trabalhista até atendimento ao público. Depois de iniciar o trabalho supervisionado, eles são novamente incluídos em capacitações sobre marketing, como lidar com conflitos, meio ambiente etc.”, detalha a gerente em polo Tocantins da Renapsi, Patrícia Lucena.

 

A estudante de Ciências Contábeis Amanda Silva, 20 anos, trabalha atualmente como aprendiz há 10 meses no Resolve Palmas da JK. Ela conta que muito do que aprende no trabalho se aplica ao que ela estuda na faculdade. “Contribui muito porque aqui trabalho no atendimento de tributação. Acho que enriquece muito meu currículo e me dá bagagem para o trabalho quando estiver formada”, afirma.

 

Jovens aprendizes

 

A carga horária de trabalho no Resolve Palmas é de seis horas de segunda a sexta-feira, rotina que lhes dá direito à remuneração de R$ 651,13, além de vale-transporte, seguro de vida e assistência familiar, escolar e social.

 

Podem participam do Programa jovens carentes ou em situação de vulnerabilidade social que recebem qualificação e suporte para continuar os estudos e garantir a entrada no mercado de trabalho com experiência administrativa. Os contratos de aprendizes têm duração de até 16 meses.

 

Além do período de experiência, eles têm direito a certificações das capacitações que recebem sobre valores e competências aplicáveis ao trabalho. “São coisas que eles vão levar para a vida toda. Para nós é de extrema satisfação ver como muitos deles têm se desenvolvido aqui dentro. É possível ver o quanto crescem e o quanto podemos ajudar a esses jovens, que contam com orientação não somente relativa ao trabalho. Se percebemos algo diferente, eles têm acesso até a psicólogo e assistente social para dar suporte naquilo que possam estar precisando seja no trabalho ou na vida”, arremata Patrícia Lucena.




(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES