04/09/2014 às 11h35

Alimentação saudável para os idosos é estimulada em oficina

image

Fotógrafo:

Fechar

Inês Theodoro

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Básica, em parceria com  a Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou na tarde de quarta-feira, 03, o ciclo de oficinas sobre educação nutricional, para o grupo da terceira idade do  Centro de Convivência da Maturidade (CCM) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).  O evento realizado pelos acadêmicos de Nutrição abordou o tema ”Alimentação Saudável”, com o  objetivo de garantir a qualidade dos alimentos e a prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis, evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

 

Os participantes receberam informações sobre escolhas saudáveis e foram orientados sobre a quantidade e qualidade dos alimentos nas refeições principais (almoço e jantar). Também  foram abordados temas como a importância da prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis, que proporcionam níveis ideais de saúde e favorecem o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos  pelas deficiências nutricionais.

 

“O alimento é essencial para a manutenção de todos os processos vitais das pessoas. Assim, manter uma alimentação saudável é o caminho para quem deseja uma melhor qualidade de vida. Para os idosos, a seleção dos  alimentos é essencial; pensando na saúde e no bem estar dos idosos programamos  as oficinas para orientá-los na busca dessas  mudanças,” explica a coordenadora do CCM, Eliete Belforte.

 

A professora de Nutrição da (UFT),  Renata Moreira, destacou a importância dos acadêmicos saírem da salas de aula e colocar em prática seus conhecimentos e  prestar serviço ao  orientar os idosos que se encontram em  vulnerabilidade natural devido à idade. “As  transformações que os acompanham ao longo do processo de envelhecimento e a grande oferta de produtos industrializados, artificiais ou gordurosos,   colocam em risco a saúde dos idosos, portanto é necessário  a mudança da escolha dos alimentos e hábitos alimentares  depois de certa idade, assim os acadêmicos prepararam  algumas dicas que vão ajudar a manter a alimentação dos idosos sempre balanceada e diferenciada,” pontuou. 

 

Dicas
- É importante sempre planejar as refeições e fazer um cardápio variado.
- Fazer uma alimentação rica em proteínas e calorias, tais como cereais integrais, frutas, legumes, carnes e lacticínios.
- Utilizar alimentos saudáveis. Eles melhoram o aroma e os sabores dos nutrientes, estimulando o apetite.
- Fazer as refeições sempre em um ambiente familiar e agradável.
- Fazer pequenos lanches no decorrer do dia. Isso ajuda no apetite. Pode ser um iogurte, pão integral ou uma fruta, por exemplo.
- Ir sempre ao supermercado acompanhado de outras pessoas. Pode ser útil na hora da escolha dos alimentos e no transporte das sacolas.
- Conservar um ou dois alimentos enlatados no armário para uma eventual emergência.
- É aconselhável consultar um médico antes de fazer qualquer uso de suplementos alimentares.

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES