07/11/2018 às 14h44

Idosos do Cras 407 Norte têm encontro com violinista clássico e cultura indígena

imageCantor/arqueiro da tribo Xerente, Sitbro Akwe,  e o violinista clássico Rudi Berger

Cantor/arqueiro da tribo Xerente, Sitbro Akwe, e o violinista clássico Rudi Berger

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageProgramação foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 07, dentro do Percurso do Serviço de Convivência

Programação foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 07, dentro do Percurso do Serviço de Convivência

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageIdosos participaram de brincadeiras, cantigas de rodas e interagiram com os músicos

Idosos participaram de brincadeiras, cantigas de rodas e interagiram com os músicos

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageViolinista em momento de interação com os idosos do Cras 407 Norte

Violinista em momento de interação com os idosos do Cras 407 Norte

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Márcio Greick

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), cerca de 30 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) 407 Norte participaram, na manhã desta quarta-feira, 07, de um resgate cultural de músicas com a presença do violinista clássico Rudi Berger e do cantor/arqueiro da tribo Xerente, Sitbro Akwẽ. A programação foi realizada dentro do Percurso do Serviço de Convivência.

 

No encontro os idosos participaram de brincadeiras, cantaram cantigas de rodas e interagiram com o violinista internacional ao usarem o chocalho improvisado (instrumento de percussão confeccionado com material reciclado). Outro convidado que abrilhantou o evento foi o indigenista Sitbro Akwe, que  apresentou uma música de recepção aos idosos e ao músico convidado.  Para ele o encontro com o violinista foi marcante. “Eu me surpreendi com essa troca de instrumentos e ao mesmo tempo nós passamos energia positiva para eles”, disse.

 

Com 85 anos, o aposentado Marcionilo Francisco dos Santos participou ativamente das brincadeiras e ficou encantado com a maestria do violonista. “Estou muito feliz com as apresentações”, disse, acrescentando que já participa das atividades no Cras 407 Norte há oito anos.

 

Com estilo próprio, o violinista clássico Rudi Berger disse que o encontro com os idosos foi memorável. “Estou muito alegre em conhecer esses idosos, pois eles estão sempre felizes, têm um coração muito jovem e felicidade, que é o mais importante”, destacou, acrescentando que a dobradinha com o indigenista Sitbro Akwe trouxe leveza e uma boa combinação para sua apresentação.

 

A coordenadora do Cras 407 Norte, Silvânia Cristina, acredita que a proposta do Percurso do Serviço de Convivência tem atingido seus objetivos. “A gente vê a necessidade de trabalhar esse resgate de cultura, tanto nas brincadeiras antigas como nas cantigas de roda, dança e música”, disse.

 

Para o aposentado Francisco Alberto de Oliveira, conhecido no grupo de idosos como Sabiá, a apresentação musical com os dois músicos foi  magnífica. “Eu sou admirador de músico violinista e principalmente desse instrumento que não é fácil tocar, mas por ser um instrumento simbólico o som dele é muito lindo”, concluiu.

 

Para a secretária executiva da Sedes, Simone Sandri, o encontro foi um verdadeiro caldeirão cultural. “Essa integração foi uma novidade para nossos idosos e essa mistura musical renova nossas energias e nos deixa mais leves”, concluiu.

 

Oficina de improvisação

 

O músico violinista Rudi Berger realiza Oficina de improvisação, melodia e harmonia para todos os instrumentos e para cantores, nesta quarta-feira,07, das 14 às 15h30, no auditório Cuica  da Universidade Federal do Tocantins para professores e alunos de música, instrumentistas e profissionais da área.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES