03/12/2018 às 12h30

Crianças da Casa Abrigo Raio de Sol recebem surpresa da Marinha e voluntários

imageFesta foi organizada com a proximidade do Natal

Festa foi organizada com a proximidade do Natal

Fotógrafo: Divulgação Sedes

Fechar
imageCrianças tiveram uma tarde agradável com muitas brincadeiras

Crianças tiveram uma tarde agradável com muitas brincadeiras

Fotógrafo: Divulgação Sedes

Fechar

Juliana Matos

As crianças da Casa Raio de Sol, abrigo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade encaminhadas pela Justiça, tiveram uma grande surpresa neste fim de semana. No último sábado, 1º, elas receberam presentes de padrinhos e a visita do Papai Noel. A festa foi organizada por voluntárias da Associação Cisne Branco e militares da Marinha do Brasil.



A festa foi completa, recheada de brincadeiras, presentes, guloseimas e muitos sorrisos.  Além da presença do bom velhinho, o grupo proporcionou uma tarde de convivência bem especial. “Gostamos muito. Essas atividades trazem para gente muita diversão e carinho. Estamos aproveitando isso com muito amor”, disse a adolescente L.E. de 17 anos.



A Associação Cisne Branco é composta por esposas de militares da Marinha e de voluntários que já acompanham as crianças do abrigo há alguns meses. “Já fizemos algumas visitas. Organizamos um dia de cinema com elas no dia das crianças, que foi muito bom. Também realizamos um chá de bebê para uma adolescente da casa. Pensando no Natal, que está próximo, resolvemos em consenso com a Família Naval apadrinhar as crianças para entrega de brinquedos, roupas e material escolar”, explicou Tatiana Ramos, presidente da Associação Cisne Branco Seccional Tocantins.



Cerca de 20 padrinhos, entre voluntários e militares, participaram da festa. “A Marinha não tem atenção voltada apenas para nosso público interno. Por isso, quando há uma possibilidade de dedicar atenção a quem necessita nos dedicamos a essa missão. Temos a maior satisfação de contribuir desta forma”, afirmou o capitão de Fragata Alberto Ramos, capitão dos portos do Araguaia-Tocantins.



Casa Abrigo



Atualmente a Casa Abrigo Raio de Sol e a Casa de Acolhida de Palmas atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude da Capital com intuito de prover acolhimento provisório. A Casa Abrigo recebe, especificamente, acolhidos de zero a 12 anos de ambos os sexos e adolescentes do sexo feminino dos 13 aos 17 anos. Já a Casa de Acolhida recebe apenas acolhidos do sexo masculino entre 13 a 17 anos.



Todos os menores ali assistidos permanecem nas casas temporariamente por determinação da Justiça para busca de retorno ao seio familiar ou, em casos específicos, aguardando processo de adoção.



Sobre a festa de Natal de sábado, a secretária municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Valquíria Rezende, ressaltou que é de extrema importância a demonstração de afeto às crianças e adolescentes acolhidos. “É importante mostrar o quanto são queridos e amados e que há pessoas que olham por elas, mesmo que momentaneamente estejam longe do seio familiar. Foi uma ocasião em que foi perceptível a intensidade do afeto e do zelo. A Marinha dá um exemplo da importância do cuidado e do trabalho de prevenção voltado para crianças e adolescentes que estão vivendo uma fase difícil da vida. Momentos como esse proporcionam alegria o que é sempre um acerto”, afirmou Valquíria.



Segundo a secretária, a colaboração de voluntários ou entidades dispostos a doar seu tempo para os acolhidos é sempre bem-vinda.  Para colaborar, os interessados podem procurar a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social no prédio Buriti na Quadra ACSE-SE 50 (antiga 502 Sul) das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES