04/12/2018 às 11h38

Conferência Municipal discute como envelhecer pode ser um desafio no século XXI

image

Fotógrafo:

Fechar

Juliana Matos

Começa nesta quarta-feira, 04, às 8 horas a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas. A conferência reunirá conselheiros, representantes do governo, sociedade civil e comunidade na discussão dos Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. O evento acontece até a quinta-feira, 05, no auditório do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.

 

Parte dos debates programados contemplarão as proposições levantadas nas duas pré-conferências municipais realizadas na semana passada na Capital, nas quais foram coletadas sugestões de assuntos pertinentes para deliberação. 

 

A abertura da conferência será feita pela convidada Sandra Rabello, professora na Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), projeto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sandra também já presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa.

 

“O objetivo geral é avaliar as ações já desenvolvidas e propor novas ações para implementação das novas políticas a partir do desafio que é envelhecer no século XXI. As conferências são sempre espaços de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam para diretrizes que apontam para várias setoriais como da assistência social, da educação, da acessibilidade, da saúde, entre ouras”, adianta a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), Simone Fontenelle.

 

A eleição de delegados que representarão Palmas nas próximas conferências estadual e nacional está prevista para ocorrer na manhã desta quinta-feira, 05. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Comdipi são parceiros na organização da conferência.

 

Confira a programação completa abaixo:

 

Dia 05 (quarta-feira)

 

7h30 – Credenciamento dos participantes

 

8 horas – Abertura e apresentação cultural

 

9 horas – Conferência Magna: “ Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” – Conferencista Sandra Rabello

 

9h45 – Intervalo

 

10 horas - Leitura e aprovação do Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas

 

 12 horas – Pausa para almoço

 

14 horas – Orientações dos Grupos de Trabalho e Eixos Temáticos – 1. Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. I. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. 2. Educação: assegurando direitos e emancipação humana. 3. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. 4. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 

15 horas – Intervalo

 

15h15 - Plenária dos grupos/debate/ aprovação das propostas deliberadas

 

17 horas – Encerramento

 

 

 

Dia 06 (quinta-feira)

 

8h30 – Apresentação cultural

 

9h00 - Leitura e aprovação das Deliberações da 4ª Conferência Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas

 

10 horas – Eleição dos Delegados(as)

 

11h30 - Apresentações de moções/Encaminhamento final

 

12 horas - Encerramento

 

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES