14/08/2017 às 18h42

Dia D Urbano chama a atenção para a prevenção contra queimadas

imageA engenheira ambiental e agente da Defesa Civil, Flávia Oliveira dos Santos Lustosa, que ministrou palestra na Escola de Tempo Integral Padre Josimo,

A engenheira ambiental e agente da Defesa Civil, Flávia Oliveira dos Santos Lustosa, que ministrou palestra na Escola de Tempo Integral Padre Josimo,

Fotógrafo:

Fechar
imageDurante a palestra do técnico da Gerência de Educação Ambiental, da FMA, Rogério Franco, foram abordadas questões como responsabilidade cidadã

Durante a palestra do técnico da Gerência de Educação Ambiental, da FMA, Rogério Franco, foram abordadas questões como responsabilidade cidadã

Fotógrafo:

Fechar
image  No início da tarde uma blitz educativa foi realizada na Avenida JK, em frente à Prefeitura de Palmas, e contou com orientação e distribuição de panfletos por agentes da Defesa Civil.

No início da tarde uma blitz educativa foi realizada na Avenida JK, em frente à Prefeitura de Palmas, e contou com orientação e distribuição de panfletos por agentes da Defesa Civil.

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
image

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar

Fernanda Mendonça e Georgethe Pinheiro

 

Nesta segunda-feira, 14, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Defesa Civil Municipal, promoveu o Dia D Urbano com palestras em escolas municipais, mobilização de agentes de saúde, agentes de endemias e blitz educativa na Avenida JK.

 


O objetivo é conscientizar a população sobre os dados que as queimadas provocam, bem como da necessidade de evitar a queima de lixo, folhas ou entulhos em quintais, conforme explicou o superintendente da Defesa Civil, Iranilto Sales.

 


As palestras foram ministradas nas Escolas de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Melo, Aureny III e Padre Josimo Tavares, na ACSU- NO 40, como parte das ações do Protocolo do Fogo, que visa  a proteção do meio ambiente e a prevenção de queimadas, preservação de fauna e flora e contribuição para melhoria do clima. No total, 420 estudantes do 4º e 9º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados.

 


Além das palestras, foram distribuídas mudas a alguns alunos, escolhidos pelo corpo escolar para serem os plantadores e cuidadores.

 


"Nossa intenção é despertar nos alunos a responsabilidade com o meio ambiente e ao mesmo tempo conscientizá-los de cada ação terá uma consequência, que poderá contribuir para uma melhor qualidade de vida", disse o presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior.

  


Durante a palestra do técnico da Gerência de Educação Ambiental, da FMA, Rogério Franco, foram abordadas questões como responsabilidade cidadã, alternativas sustentáveis às queimadas, consequências para o ser humano e meio ambiente, dentre outros.

 

 

A engenheira ambiental e agente da Defesa Civil, Flávia Oliveira dos Santos Lustosa, que ministrou palestra na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, disse que a palestra foi elaborada pensando que na colocação do Estado no ranking de queimadas. “O Tocantins é o 3º colocado com maior número de queimadas, é algo alarmante. E quando falamos em poluição também é preciso alertar sobre as queimadas, elas afetam não só a saúde da população como interfere na dinâmica do meio ambiente, os animais e as plantas são afetadas”, explica.

 

 

A engenheira ressalta a importância em trabalhar com as crianças esse tema tão delicado. “As crianças reproduzem todo esse saber dentro de casa, conscientizando os pais, então quanto mais elas souberem mais eficaz é o nosso trabalho, eles são difusores dessa informação”, revela.

 

 

A aluna do 9º ano, Daniela Eliza, assistiu a palestra e conta o que aprendeu: “Aprendemos sobre jogar cigarros no chão, a reciclar, não queimar o lixo para evitar as queimadas que já estão tomando conta do país”, comenta.

 

 

Blitz educativa

 

 

No início da tarde uma blitz educativa foi realizada na Avenida JK, em frente à Prefeitura de Palmas, e contou com orientação e distribuição de panfletos por agentes da Defesa Civil.

 

Ao todo, 240 veículos foram abordados durante a blitz, que seguirá com mais ações ao longo do mês de agosto.  “Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para que sejam multiplicadores e nos ajudem no combate às queimadas. É para o bem-estar de toda a população”, explicou Sales.

 

Cronograma de atividades

 

16/08: 9h – Reunião com parceiros no Resolve Palmas JK

16/08: 19h - Reunião com comunidade de Taquaruçu

22/08: 9h – Blitz educativa na Avenida NS-03 – Parque Sussuapara

24/04: 9h – Blitz educativa na Avenida JK - CCZ

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES