23 outubro 2009 às 17:50

2ª Conferência Municipal de Cultura de Palmas acontece nos próximos dias 30 e 31

A conferência é o momento em que serão discutidos, no Theatro Fernanda Montenegro, temas como a “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cultura, Cidade e Cidadania”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, “Cultura e Economia Criativa”, “Gestão…

Nestes dias 30 e 31, Palmas terá a 2ª Conferência Municipal de Cultura. Realizada pela Fundação Cultural de Palmas, a conferência é o momento em que serão discutidos, no Theatro Fernanda Montenegro, temas como a “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cultura, Cidade e Cidadania”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, “Cultura e Economia Criativa”, “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, que envolvem o planejamento, a economia e a própria logística do segmento.


 


Entre os palestrantes de destaque estão a embaixadora Luiza Angélica Scheherazade “Chiqui” Vicioso, Embaixadora para as Mulheres, Crianças e Adolescentes no Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Dominicana. Formada em Sociologia e história da América Latina, Mestra em Educação e possui estudos de pós-graduação em gestão cultural, respectivamente, da Universidade de Columbia e Fundação Getúlio Vargas, Brasil, escritora e com serviços prestados a várias Agências das nações Unidas – UNICEF, UNIFEM, INSTRAW e UNFPA, Luiza Angélica irá falar sobre Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.


 


A conferência é aberta para todo o cidadão, maior de 16 anos, interessado em contribuir com o desenvolvimento da cultura em Palmas. A ficha de inscrição estará disponível no portal da Prefeitura de Palmas: www.palmas.to.gov.br, a partir desta sexta-feira, 23. Os participantes devem efetivar a inscrição a partir de quarta-feira, 28, na sede da FCP.  E ainda no local do evento até o momento da abertura da conferência.


 


A organização da conferência em Palmas teve o envolvimento de nove representantes de instituições como Sebrae, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), além do Conselho Municipal de Cultura (CMC), da classe artística palmense e da própria FCP.  A conferência de cultural é a etapa municipal que elege delegados para a Conferência Estadual e posteriormente para a participação na II Conferência Nacional de Cultura, em março de 2010.


 


Serviço


 


2ª Conferência Municipal de Cultura


Espaço Cultural de Palmas


Dias 30 e 31 de outubro/2009


 


PROGRAMAÇÃO


 


Dia 30/10 – sexta-feira


Theatro Fernanda Montenegro


 


08h00 às 09h00


Inscrições dos participantes por eixos temáticos


 


09h00


Abertura Oficial


Apresentação artística


Lançamento do Edital da Rede Pontos de Cultura de Palmas


Assinatura do Decreto de regulamentação do Fundo Municipal de Cultura


Assinatura do Decreto do Estatuto da Fundação Cultural de Palmas


Lançamento do Edital do processo eleitoral do Conselho Municipal de Cultura


Presenças do Prefeito Raul Filho, representantes do Ministério da Cultura, Fundação Cultural de Palmas, Conselho Municipal de Cultura, instituições culturais, artistas e comunidade.


 


10h00


PALESTRA DE ABERTURA:


Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.


Conferencista convidada especial: Luiza Angélica Scheherazade “Chiqui” Vicioso, Embaixadora para as Mulheres, Crianças e Adolescentes no Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Dominicana. Formada em Sociologia e história da América Latina, Mestra em Educação e possui estudos de pós-graduação em gestão cultural, respectivamente, da Universidade de Columbia e Fundação Getúlio Vargas, Brasil. É escritora e tem serviços prestados a várias Agências das nações Unidas – UNICEF, UNIFEM, INSTRAW e UNFPA. 


 


11h00


PLENÁRIA 1 – Espaço aberto para discussão e perguntas direcionadas à Conferencista.


 


12h00


INTERVALO – Almoço


 


14h00


PLENÁRIA 2 – Leitura e aprovação do Regimento da Conferência Municipal de Cultura


 


15h00 às 18h30


Centro de Criatividade – Espaço Cultural


GRUPOS DE TRABALHOS – Discussão por eixos temáticos


 


Eixo temático I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural


Conferencista/ facilitador: Professor Danilo de Melo Souza


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, pós-graduação em administração da Educação, Mestre em Educação, Estado, Políticas públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília  – UnB. Foi Secretário Municipal de Cultura de Parnaíba – PI, Secretário Municipal da Educação e Cultura de Palmas, professor da Universidade do Tocantins e Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é Secretário Municipal da Educação de Palmas, presidente da UNDIME – TO e professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Dentre os diversos avanços alcançados em sua gestão com Secretário da Educação destaca-se o Projeto Salas Integradas direcionado a prática dos esportes,   aulas de teatro, dança, música, pintura e informática.


Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.


 


Eixo temático II – Cultura, Cidade e Cidadania.


Conferencista/ facilitador: Fábio Henrique Duarte


Possui graduação (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão e Mestrado em Filosofia política pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com interesse nos seguintes temas: educação, política, cidadania, poder e ética.


Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Tocantins, atuando nos cursos de Artes e Filosofia e Presidente do Sindicato dos Docentes da UFT.


Foco: Cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais.


 


Eixo temático III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável


Conferencista/Facilitador: Professor Edson Cabral de Oliveira


Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Brasília e Pós-graduação em Gestão Pública Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. É escritor, foi membro do Conselho Municipal de Cultura, Ex-Diretor Técnico do Sebrae – TO, Ex-Secretário Municipal de Governo e ministra palestras em todo o Brasil sobre economia da cultura.


Foco: A importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento.


 


Eixo temático IV – Cultura e Economia Criativa


Conferencista: Maria Emília Mendonça P. Jaber


Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, possui especialização em Artes culturais pelo Núcleo Específico de Projetos Sociais da UFG; Especialização em Educação Coorporativa para jovens e adultos no Setor Industrial da UFRJ; e Especialização em políticas participativas de lazer para a Indústria pela UFMG; foi assessora especial da Federação da Indústria do Estado do Tocantins e atualmente é Diretora Técnica do Sebrae -TO.


Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.


 


Eixo temático V – Gestão e Institucionalidade da Cultura


Conferencista/facilitador: Professor Paulo Fernando Martins


Possui bacharelado em e licenciatura plena em História, graduação em pedagogia e mestrado em Educação, todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; atualmente está matriculado no programa de Pós-graduação em Educação (doutorado) da Universidade Federal de Goiás e é presidente da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Palmas.


Foco: Fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.


 


18h30 – Coffee break


Grande Praça do Espaço Cultural


 


19h00 – Projeto Música na Galeria


Galeria Municipal de Artes – Centro de Criatividade


Concerto – Duo de Violão e Piano


Martins – Perotto


 


Dia 31/10 – Sábado


Theatro Fernanda Montenegro


 


09h00 – Plenária 3


Apresentação dos relatórios dos Grupos de trabalho


Discussão


Aprovação das propostas


 


11h15 – Coffee break


11h30 – Plenária 2


Escolha dos Delegados de Palmas para a Conferência Estadual de Cultura.


14h00 – Encerramento