10 agosto 2009 às 12:20

2ª Etapa da Vacinação contra Paralisia Infantil começa na zona rural de Palmas, nesta terça, 11

As crianças menores de 05 anos, que residem na zona rural do município de Palmas, começam a ser vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), nesta terça-feira, dia 11, a partir das 8 horas. Esse será o início da 2ª Etapa da Campanha Nacional …

As crianças menores de 05 anos, que residem na zona rural do município de Palmas, começam a ser vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), nesta terça-feira, dia 11, a partir das 8 horas. Esse será o início da 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação.


 


Duas equipes do PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde – compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas, vão percorrer chácaras, sítios, fazendas e assentamentos para vacinar cerca de 450 crianças, dentro da faixa etária vacinal, que moram nestas regiões.


 


“É um trabalho minucioso que exige disposição e persistência dos profissionais, por causa das grandes distâncias a serem vencidas, mas, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois se trata de proteger a saúde de nossas crianças” – assegura Samuel Bonilha, Secretário de Saúde.


 


Zona Urbana


Já a Segunda Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, na zona urbana, está marcada para o próximo dia 22 de agosto, quando a Semus pretende imunizar mais de 19 mil crianças. Toda uma estrutura está sendo montada para disponibilizar 57 postos em toda a Capital.


 


A doença



A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença causada pelo vírus, polioenterovírus, que traz consequências graves para as crianças, com sequelas que perduram por toda a vida, especialmente, de coordenação e locomoção motora. “E pensar que apenas duas gotinhas da vacina podem evitar tudo isso”, destaca Bonilha.


 


Para que os interessados em acompanhar o início da vacinação, destacamos uma equipe que vai sair da CEMUV – Central Municipal de Vacinas (Quadra 504, Av. Cesamar (LO-7), às 8 horas. Para entrevistas foi disponibilizado Juliana Araújo, telefone: (9283-4128), Coordenadora da Cemuv e Simone Moraes (9994-1623), Enfermeira responsável pela equipe de vacinação rural.