3ª edição da Feira do Empreendedor da ETI Almirante Tamandaré acontece nesta quinta, 14
Lucro arrecadado será destinado às festas de confraternização do encerramento do ano letivo
A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arso 132 (1306 Sul), promove nesta quinta-feira, 14, a partir das 17 horas, na quadra poliesportiva a 3ª edição da Feira do Empreendedor Tamandaré. O evento, que se tornou uma tradição anual desde sua primeira edição em 2022, visa incentivar o empreendedorismo entre as famílias dos alunos, promovendo a geração de recursos para o seu sustento.
Todos os produtos que serão comercializados na feira foram produzidos e organizados pelos alunos dentro da unidade escolar. Entre eles, destacam-se: doces como sequilho de jatobá com limão, bolo de pote, churros, cupcake, brigadeiros gourmet, donuts, brownie, fondue, mousse, salada de frutas, pipoca gourmet; salgados como cachorro-quente, sanduíche natural, crepe, empadinha, canjica, cuca, salgadinhos; bebidas como caldo de cana, coquetel de frutas, açaí, geladão; produtos regionais como paçoca de carne de sol, óleo de buriti, derivados do pequi; artesanatos produzidos em panos de prato, artigos de cerâmica, caixas MDF decoradas, sachês, velas aromáticas, acessórios com miçangas, chaveiros e bijuteria com sementes do Cerrado, sacolas retornáveis. Além disso, haverá atividades lúdicas de pescaria, espaço kids recreativo e pintura facial.
De acordo com a diretora da ETI, Idelma Bastos, o projeto da feira surgiu da parceria com o Sebrae, que oferece cursos de empreendedorismo para professores e funcionários da escola. A partir daí, os professores levaram os conhecimentos adquiridos para a sala de aula, engajando alunos do 1º ao 9º ano em todas as etapas do processo: pesquisa, escolha de produtos, marketing, produção e venda.
Idelma conta que os pais e responsáveis também participam ativamente do processo, colaborando na produção, venda e compra dos produtos. “A feira representa não apenas uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre empreendedorismo, mas também para envolver a comunidade escolar na construção de um futuro mais sustentável e economicamente viável”, afirmou, acrescentando que todo o lucro arrecadado com a venda dos produtos será investido pelos alunos na festa de confraternização do encerramento do ano letivo de suas turmas.
Texto: Redação Semed Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas