
Obra de recuperação da ponte na Avenida Teotônio Segurado avança com concretagem de pilares
No total, oito pontes no plano diretor de Palmas vão receber reforço nas estruturas
A ponte da Avenida Teotônio Segurado, sobre o córrego Brejo Comprido, é a primeira de um total de oito pontes no Plano Diretor de Palmas a receber a obra de recuperação e reforço das estruturas. Os serviços, realizados por empresa contratada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), começaram neste mês, no sentido sul da avenida, e já estão na fase de tratamento da proteção de laje e de pilares, com aplicação de anticorrosivo nas armaduras, concretagem e impermeabilizantes.
Além da ponte da Avenida Teotônio, as intervenções também serão realizadas nas estruturas da NS-02, Juscelino Kubitscheck (JK), e ainda na ponte da avenida Teotônio Segurado sobre o córrego Sussuapara, nos sentidos norte e sul. Os serviços são realizados de maneira gradual, portanto, assim que uma intervenção em uma avenida for concluída, inicia-se em outro local.
A recuperação estrutural de pilares, longarinas (vigas) e tabuleiros é uma manutenção periódica essencial para corrigir desgastes causados pelo tempo e pelo uso constante. As intervenções visam fortalecer a estrutura, assegurando o prolongamento da vida útil das pontes.
Com um investimento total de R$ 3.278.296,28, a obra tem prazo previsto de 12 meses para a conclusão.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Palmas, Paulo Cezar Monteiro, destacou a importância da obra para a cidade e os moradores. “Essas intervenções vão fortalecer as estruturas, garantindo maior durabilidade das pontes. Essa é uma ação que demonstra o cuidado que temos com a mobilidade na nossa cidade e a segurança dos moradores”, ressaltou.
Texto: Alcione Luz
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas