
Abertas inscrições até dia 12 de maio para 7º Fórum de Saúde Mental de Palmas
Evento gratuito será realizado na Ulbra dos dias 13 a 15 de maio
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abriu nesta quarta-feira, 30, o prazo de inscrições para o 7º Fórum de Saúde Mental, com tema ‘Os Impactos da Lógica Manicomial nos Trabalhadores do SUS’. O evento será realizado na Faculdade Ulbra, dos dias 13 a 15 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site até o dia 12 de maio.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, a retomada do Fórum de Saúde Mental ocorreu após seis anos de uma lacuna. “É um espaço fundamental para o aprendizado contínuo, a troca de experiências entre os profissionais e o fortalecimento das práticas de cuidado em saúde mental. Será um momento de reflexões importantes sobre o modelo assistencial ainda marcado por resquícios do manicômio, incentivando a construção de políticas públicas mais humanizadas, baseadas na escuta qualificada, no respeito à dignidade da pessoa e na valorização da rede de atenção psicossocial”, defende a secretária.
O Fórum tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre os legados da lógica manicomial e seus impactos na saúde mental dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando analisar como as práticas institucionais históricas ainda influenciam as condições de trabalho, a saúde emocional e a atuação profissional no contexto atual da saúde pública. Além disso, o evento visa discutir estratégias para superar os resquícios da cultura manicomial, fortalecendo os avanços da Reforma Psiquiátrica e os princípios da atenção psicossocial no SUS, com foco na construção de ambientes de trabalho mais humanizados e na prevenção de adoecimento laboral.
O público-alvo são os profissionais da rede de Saúde de Palmas, incluindo trabalhadores do SUS, gestores e todos aqueles envolvidos com a assistência à saúde mental. A programação contará com mesas redondas, oficinas e painéis com a temática da saúde mental no âmbito do SUS.
Histórico
A 1ª edição do Fórum de Saúde Mental foi realizada em abril de 2017, tendo como tema “Depressão e Violência Auto-provocada”. Em junho do mesmo ano ocorreu a 2ª edição, desta vez, com tema ‘Redução de Danos e o Processo de Cuidado’. Ainda em 2017, no mês de setembro, a Semus realizou a 3ª edição, tendo como abordagem ‘Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio’.
Em 2018, a 4ª edição abordou o tema ‘População T em Evidência – Saúde e Acolhimento das Pessoas Trans’, em evento realizado no mês de março. Em setembro de 2018, a Semus abordou a ‘Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio’, durante o 5° Fórum de Saúde Mental de Palmas.
Por fim, a 6ª edição ocorreu no mês de abril de 2019, tendo como tema a ‘Prevenção de vulnerabilidade na infância e adolescência’.
Programação da 7ª edição
Dia 13 de maio
17 horas – Credenciamento
19 horas – Apresentação do Coral da Guarda Metropolitana de Palmas
19h30 – Composição da mesa de autoridades
20h30 às 21h30 – Mesa Redonda com tema ‘Os impactos da lógica manicomial nos trabalhadores do SUS’
21h40 – Encerramento
Dia 14 de maio
13h30 – Direcionamento para as oficinas
14 às 17 horas – Realização das oficinas
- Sala 1 (414) – Oficina: Impacto do Trabalho na Saúde da Trabalhadora
- Sala 2 (323) – Oficina: NR-1 e a Interface com as Políticas do Trabalhador do SUS
- Sala 3 (336) – Oficina: Rede de Atenção Psicossocial e seu papel no contexto contra a lógica manicomial
- Sala 4 (326) – Oficina: Prevenção e Promoção da Saúde Mental do Trabalhador
17 horas – Mesa redonda no Auditório Central com tema ‘Função social do trabalho e a auto percepção do trabalhador do SUS’.
Dia 15 de maio
14 horas – Mesa redonda no Auditório Central com tema ‘A desinstitucionalização de pacientes de saúde mental no Poder Judiciário e a atuação do profissional da Raps’
16 horas – Painel no Auditório Central com tema ‘Panorama das Políticas de Saúde Mental’
18 horas – Apresentação das propostas e encaminhamentos e compartilhamento da Portaria do Programa de EP em SM e Plano Municipal em Saúde Mental (Auditório Central).
Texto: Fernanda Mendonça/Semus
Edição: Denis Rocha