Participaram da qualificação profissional 20 servidores de diversas secretarias municipais de Palmas – Foto: Jurbiléia Pinto
Secad
05 maio 2025 às 17:00

Servidores concluem capacitação sobre qualidade no atendimento e boas práticas no setor público

Promovido pela Escola de Governo de Palmas, curso teve como objetivo aprimorar a prestação de serviço público à população palmense

Terminou nesta segunda-feira, 5, a capacitação Qualidade no Atendimento e Boas Práticas no Setor Público, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). O curso abordou conceitos e a importância da qualidade no atendimento público, além de apresentar formas e técnicas de aplicação do conteúdo no serviço público. Participaram da qualificação profissional 20 servidores de diversas secretarias municipais de Palmas.

Segundo o instrutor José Marcos Silva Cardoso, no curso foram ensinadas técnicas que demonstram que um bom atendimento é uma escolha. “Trabalhamos com estudos de caso que evidenciam, de forma imparcial, como é possível despertar nas pessoas o desejo de oferecer um atendimento de qualidade. As técnicas são simples e aplicáveis no dia a dia, desde o atendimento telefônico até a recepção e o contato com o público interno e externo. São ações básicas, mas com um potencial de transformação imenso”, destacou.

O assistente administrativo Cristiano Almeida da Mota, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), falou da importância de buscar melhorias para o atendimento público e se tornar um agente de mudança no ambiente de trabalho. Ele também ressaltou o aprendizado sobre mapeamento de processos e a troca de experiências entre os colegas como pontos enriquecedores da capacitação.

Já a servidora Ozair Américo da Silva, que atualmente está lotada no setor de Departamento Pessoal da Secretaria Municipal da Educação (Semed), destacou a importância de uma prestação de serviço público de excelência. “O curso me trouxe uma visão excelente sobre atendimento ao público. Agora consigo enxergar claramente a diferença entre um bom atendimento e um atendimento de excelência. E é essa visão que quero levar aos meus superiores, com o intuito de colocá-la em prática. Tudo o que aprendi aqui vai contribuir muito para o projeto que estou desenvolvendo”, concluiu. 

A capacitação

Durante o curso, os servidores tiveram aulas com temas fundamentais para a melhoria de suas atividades funcionais, como o papel da liderança e da equipe na administração pública. Também foram discutidas práticas que impactam diretamente na qualidade do atendimento, como a escuta ativa do cidadão, a padronização de procedimentos e a capacitação contínua dos servidores, contribuindo para um atendimento mais humano e eficiente no setor público.

Texto: Samile Marinho – estagiária sob a supervisão da jornalista Jurbiléia Pinto

Edição: Iara Cruz