Formalização do termo de colaboração entre as instituições, visando fortalecer cultura – Foto: Divulgação
FCP
23 abril 2025 às 16:24

Fundação Cultural de Palmas firma parceria para fortalecer políticas culturais no Tocantins

Colaboração amplia ações da Fundação Cultural de Palmas e reforça apoio aos artistas e agentes culturais da Capital e do Estado 

Na última terça-feira, 23, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), se reuniu com a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) e o Comitê de Cultura no Tocantins, para formalização do termo de colaboração entre as instituições, visando fortalecer a mobilização social, a formação em direitos e políticas culturais, o apoio a projetos e a difusão de informações na Capital e no Estado do Tocantins.

Na parceria fica acertado que também serão disponibilizados para as ações os espaços da FCP, como o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), a Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, a Pracinha da Cultura e o Bosque dos Pioneiros.

A presidente da FCP, Luara Aquino, durante assinatura do termo destacou a importância da iniciativa para a gestão municipal. “Essa parceria é uma forma de valorizar e reconhecer inclusive as regiões mais afastadas como prioritárias também no campo cultural. Levar políticas culturais para esses locais significa promover inclusão, acesso e fomento cultural para toda comunidade. Estamos contribuindo diretamente com nossos artistas e com a cultura da nossa cidade”, disse.

Segundo o coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, a parceria com a Prefeitura de Palmas é essencial para a efetividade do programa. “É fundamental firmar alianças com universidades, institutos e governos para alcançar as periferias e pequenas cidades. Nosso objetivo é levar formação, fortalecer os artistas locais e integrar pontos de cultura”.

Participaram também da reunião o secretário-executivo da FCP, Marcelo Lopes Justino; a diretora-geral de Administração, Finanças e Planejamento, Ana Paula Silva Moura; o diretor de Arte e Cultura da FCP, José Antônio Borges Esteves; o produtor cultural e coordenador de Administração e Finanças do Comitê, Reverson Cardoso, e o fotógrafo e produtor geral do Comitê, Daniel Leão; além do diretor do Campus Palmas da UFT, o professor Moisés de Souza Arantes Neto.

Texto: Redação FCP

Edição: Denis Rocha