Estudantes de três undidades de ensino da Capital visitaram a Fazendinha – Foto: Júnior Suzuki
Passeio agro
13 maio 2025 às 16:07

Alunos da rede municipal de ensino visitam Projeto Germinar na Agrotins 2025

Estudantes tiveram oportunidade de conhecer as ações realizadas na Fazendinha, espaço da Prefeitura de Palmas

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2025 começou nesta terça-feira, 13, e os alunos da rede municipal de ensino participaram da programação de abertura da Fazendinha, espaço da Prefeitura de Palmas. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as ações do Projeto Germinar, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), e receberam palestras sobre temas ligados ao meio ambiente e à agricultura.

Os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI), Professora Margarida Lemos, localizada no setor Lago Sul, foram os primeiros a abrir a rodada de visitações na Fazendinha. Conforme a diretora da ETI, Marla Cristina Rocha, os 40 melhores alunos do primeiro bimestre foram selecionados para prestigiar a programação especial da Agrotins.

A aluna do 6° ano, Cecília Pereira, 11 anos, falou da experiência de visitar o local pela primeira vez. “Estou muito feliz pois é a primeira vez que venho aqui na Agrotins e estou gostando de tudo, de conhecer sobre a produção das frutas e criação de diversos animais. Mas, a parte que mais gostei foi de conhecer o cavalo de pertinho”.

Passeio agro

Participaram também os alunos das ETIs Luiz Nunes de Oliveira e Sueli de Almeida Reche. Acompanhados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um passeio agro tecnológico por todas as atrações da Fazendinha. Produção de peixes, criação de bovinos, plantação de banana, mandioca e hortaliças são exemplos dos espaços visitados.

Germinar

O coordenador do Projeto Germinar, Bonfim dos Reis Santos, ressaltou que a expectativa é receber por dia mais de 120 alunos da rede municipal, durante os quatro dias de evento. Lembrou que as equipes do projeto estarão disponíveis para atender estudantes da rede estadual e o público em geral, e que as ações do Germinar visam promover a educação ambiental e a sustentabilidade.

Texto: Taygo Mello

Edição: Denis Rocha