Projeto foi desenvolvido no Cmei João e Maria, em parceria com alunos da Universidade da Maturidade da UFT – Foto: Divulgação
Conhecimento
21 maio 2025 às 18:49

Professora da rede municipal de ensino representa Palmas em Congresso Internacional de Envelhecimento

Servidora apresentou a proposta pedagógica que promove a interação entre crianças e pessoas idosas por meio de práticas lúdicas e intergeracionais

Representando o município de Palmas, a professora da rede municipal de ensino Nubia Pereira Brito Oliveira participou nesta segunda-feira, 21, do Congresso Internacional de Envelhecimento (Ageing Congress), que acontece de forma on-line, de 21 a 25 de maio. A professora apresentou uma experiência pedagógica que promove a interação entre crianças da educação infantil e pessoas idosas por meio de práticas lúdicas e intergeracionais. O congresso internacional, promovido pela Associação Nacional de Gerontologia Social, reúne especialistas do mundo todo, nas áreas de envelhecimento, educação e políticas públicas.

O estudo, desenvolvido em parceria com a Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), destaca as práticas pedagógicas que unem crianças e pessoas idosas em um processo mútuo de ensino e aprendizagem. A iniciativa, realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, demonstrou como o uso do lúdico fortalece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de ambos os grupos, além de promover a inclusão e o respeito à diversidade etária.

“Participar do Congresso Internacional do Envelhecimento foi uma experiência extremamente rica. Foi emocionante poder compartilhar o projeto da rede, que une gerações e que transforma o ambiente escolar. A partir do momento que essa pessoa idosa vem para uma instituição de educação infantil, brincar e interagir com essa criança, potencializa o protagonismo dos dois, tanto da criança quanto da pessoa idosa”, destacou Nubia reforçando a importância da inovação educacional no ambiente escolar. Atualmente, a profissional está lotada no Cmei Amâncio José de Moraes.

Apoio

O projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que viabilizou a execução das ações em campo e a participação da professora Nubia Brito nos processos formativos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFT. O trabalho apresentado também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 4, que visa garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

Texto: Taygo Mello

Edição: Iara Cruz

Tags:

,